High School influences in the future prospects of their students

Authors

  • Wender Faleiro Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação-Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão - Campus I Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120. Setor Universitário - CEP 75704-020 - Catalão-GO. E-mail: wender.faleiro@gmail.com
  • Roberto Valdes Puentes Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica Av. João Naves de Ávila, 2121. Setor Santa Monica - CEP 38408-100 - Uberlândia – MG. E-mail: robertovaldespuentes@gmail.com
  • Milena Cristina Aragão Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Faculdade Estácio. Coordenadora de Pesquisa e do Laboratório de Observação em Psicologia. Rua Teixeira de Freitas, 10 - Salgado Filho – Aracajú – Sergipe. E-mail: mi.aragao@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644419030

Keywords:

High school, School, Life projects, Youths

Abstract

This study examines perceptions that the high school students of Uberlândia, MG have about the school’s influence in their lives. The study was conducted in seven schools with 1,040 students from all three levels of ranking of high school. For most students interviewed school is some kind of positive change and, for many, the only purpose of school is to improve the employability of possibilities. On the other hand, show many are aware of the importance of interpersonal relations, appreciation of differences and cultural diversity, and want to have more say and spaces in the educational process. Young people are eager for a school that provides them with minimal chances of work and that relates to your present experiences.

Author Biographies

Wender Faleiro, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação-Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão - Campus I Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120. Setor Universitário - CEP 75704-020 - Catalão-GO. E-mail: wender.faleiro@gmail.com

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, com dissertação na área de Ecologia Vegetal. Doutorado em Educação na área de Práticas e saberes pela UFU (Enfase no Ensino Médio público). Tem experiência de quatro anos na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando nos cursos de Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG e Coordenador de TCC do curso de Pedagogia; Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Professor - Pesquisador no Programa de Formação Continuada de Professores CEPAE/UFU. e-mail: wender.faleiro@gmail.com / wender.faleiro@ufg.br

Roberto Valdes Puentes, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica Av. João Naves de Ávila, 2121. Setor Santa Monica - CEP 38408-100 - Uberlândia – MG. E-mail: robertovaldespuentes@gmail.com

Graduado em Educação pelo I.S.P de Sancti Spiritus (Cuba, 1991). Mestre em Ciências Pedagógicas pelo I.S.P de Santa Clara (Cuba, 1998). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada, Espanha (2013). Foi professor do I.S.P de Sancti Spiritus, da Faculdade de Americana - FAM, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo - SP, do Centro Universitário da Fundação de Ensino Otávio Bastos de São João da Boa Vista - UNIFEOB e do Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado, do Centro Universitário do Triângulo - Unitri. Atualmente é Professor Adjunto (Nível IV) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Coordena o GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. É membro da Comissão Editorial de Ensino em Re-vista (UFU), consultora ad hoc do CNPq e da CAPES, parecerista da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e pesquisador no Programa Pesquisador Mineiro PPM VI. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU). Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: didática desenvolvimental, formação pedagógica de professores, docência universitária. Atualmente desenvolve pesquisas sobre profissionalização dos professores do Ensino Médio, bem como sobre o lugar da Didática nas pesquisas e produções dos programas de pós-graduação em educação no Brasil (2004-2010). E-mail: robertopuentes@faced.ufu.br

Milena Cristina Aragão, Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Faculdade Estácio. Coordenadora de Pesquisa e do Laboratório de Observação em Psicologia. Rua Teixeira de Freitas, 10 - Salgado Filho – Aracajú – Sergipe. E-mail: mi.aragao@yahoo.com.br

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina , MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/RS e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: Intelectuais da Educação, Instituições Educacionais e Práticas Escolares (PPGED-UFS). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Docente da Faculdade Estácio de Sergipe. Coordenadora de pesquisa da Estácio/SE e coordenadora do LOB - Laboratório de Observação em Psicologia. Atua com docência no ensino superior e com formação de professores. Ministrante de palestras e oficinas com temáticas relacionadas à Psicologia, Educação e Gestão de Pessoas.

Published

2016-07-21

How to Cite

Faleiro, W., Puentes, R. V., & Aragão, M. C. (2016). High School influences in the future prospects of their students. Education, 41(2), 411–424. https://doi.org/10.5902/1984644419030

Issue

Section

Continuous Demand