O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberes

Autores

  • Celso José Martinazzo FIDENE - UNIJUÍ - Unversidade Regional do Noroeste do Estado do RS
  • Óberson Isac Dresch Professor da Rede Pública Estadual

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449234

Palavras-chave:

Complexidade, Educação escolar, Conhecimento.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464449234

 

Neste texto propõe-se uma reflexão sobre o desafio da escola em trabalhar a questão do conhecimento sob a forma de disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Dentre as múltiplas tarefas que, historicamente, sempre foram atribuições da educação escolar, destaca-se o compromisso com a transmissão e a produção de conhecimentos. Quando se refere à escola como uma agência privilegiada que lida com a questão do conhecimento, depara-se com inúmeras implicações decorrentes dessa afirmação. Procura-se interpretar essas implicações à luz das contribuições dos princípios da teoria da complexidade por se entender que essa matriz paradigmática se constitui num dos referenciais privilegiados para compreender o processo de produção de um conhecimento pertinente, ou seja, de um conhecimento que, ao mesmo tempo em que distingue, busca promover a religação dos saberes.

Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, FIDENE - UNIJUÍ - Unversidade Regional do Noroeste do Estado do RS

Professor do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. marti.sra@terra.com.br

Óberson Isac Dresch, Professor da Rede Pública Estadual

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - UNIJUÍ

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Martinazzo, C. J., & Dresch, Óberson I. (2014). O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Educação, 39(2), 289–300. https://doi.org/10.5902/198464449234

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.