O brincar na formação do pedagogo: curriculo proclamado é curriculo praticado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644474324

Palavras-chave:

Brincar, Currículo, Formação, Pedagogo

Resumo

O objetivo geral deste artigo é evidenciar as prescrições curriculares de um curso cinquentenário de pedagogia em relação à formação brincante do pedagogo em diálogo com o conteúdo dos discursos de 21 formandos que participaram de um estudo realizado no ano de 2019 em uma universidade pública brasileira. O mencionado estudo se caracterizou pela predominância de uma abordagem qualitativa que adotou as pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos. A execução dos citados procedimentos trouxe à baila, a partir do entrelace entre a teoria, o conteúdo dos discursos obtidos e as análises empreendidas, a relação entre o brincar e a pedagogia no decorrer dos oito semestres do curso investigado. Os resultados alcançados permitiram discussões sobre o que o currículo da instituição investigada propunha acerca do brincar, baseando-se, para tanto, em o que pensam e dizem os formandos de pedagogia sobre o seu processo formativo. Esta investigação contribui para repensar e ampliar as concepções e presença do brincar na formação do pedagogo.  

Biografia do Autor

Daniel Cardoso Alves, Minas Gerais State University

Professor efetivo da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG-MG): Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Pedagogia e Filosofia pelas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/BA e Centro Universitário - Uninter. Obteve o título de Especialista em Geografia, Área de Concentração em Análise do Espaço Geográfico, e de Mestre em Ciências Ambientais, Área de Concentração em Meio Ambiente e Desenvolvimento, nos anos de 2010 e 2014, respectivamente, pela UESB. É Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2023).

Nilzilene Imaculada Lucindo, Minas Gerais State University

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e atualmente doutoranda em Educação pela UFOP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG/CBH).

Regina Rosa dos Santos Leal, Minas Gerais State University

Doutora em Estudos sobre o Lazer pelo Programa de Pós-Graduação da EEFFTO-UFMG. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG/CBH).

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

Alves, D. C., Lucindo, N. I., & Leal, R. R. dos S. (2024). O brincar na formação do pedagogo: curriculo proclamado é curriculo praticado?. Educação, 49(1), e67/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644474324