O brincar na formação do pedagogo: curriculo proclamado é curriculo praticado?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644474324Palavras-chave:
Brincar, Currículo, Formação, PedagogoResumo
O objetivo geral deste artigo é evidenciar as prescrições curriculares de um curso cinquentenário de pedagogia em relação à formação brincante do pedagogo em diálogo com o conteúdo dos discursos de 21 formandos que participaram de um estudo realizado no ano de 2019 em uma universidade pública brasileira. O mencionado estudo se caracterizou pela predominância de uma abordagem qualitativa que adotou as pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos. A execução dos citados procedimentos trouxe à baila, a partir do entrelace entre a teoria, o conteúdo dos discursos obtidos e as análises empreendidas, a relação entre o brincar e a pedagogia no decorrer dos oito semestres do curso investigado. Os resultados alcançados permitiram discussões sobre o que o currículo da instituição investigada propunha acerca do brincar, baseando-se, para tanto, em o que pensam e dizem os formandos de pedagogia sobre o seu processo formativo. Esta investigação contribui para repensar e ampliar as concepções e presença do brincar na formação do pedagogo.
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