O brincar na formação do pedagogo: curriculo proclamado é curriculo praticado?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644474324

Mots-clés :

Brincar, Currículo, Formação, Pedagogo

Résumé

O objetivo geral deste artigo é evidenciar as prescrições curriculares de um curso cinquentenário de pedagogia em relação à formação brincante do pedagogo em diálogo com o conteúdo dos discursos de 21 formandos que participaram de um estudo realizado no ano de 2019 em uma universidade pública brasileira. O mencionado estudo se caracterizou pela predominância de uma abordagem qualitativa que adotou as pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos. A execução dos citados procedimentos trouxe à baila, a partir do entrelace entre a teoria, o conteúdo dos discursos obtidos e as análises empreendidas, a relação entre o brincar e a pedagogia no decorrer dos oito semestres do curso investigado. Os resultados alcançados permitiram discussões sobre o que o currículo da instituição investigada propunha acerca do brincar, baseando-se, para tanto, em o que pensam e dizem os formandos de pedagogia sobre o seu processo formativo. Esta investigação contribui para repensar e ampliar as concepções e presença do brincar na formação do pedagogo.  

Bibliographies de l'auteur-e

Daniel Cardoso Alves, Minas Gerais State University

Professor efetivo da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG-MG): Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Pedagogia e Filosofia pelas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/BA e Centro Universitário - Uninter. Obteve o título de Especialista em Geografia, Área de Concentração em Análise do Espaço Geográfico, e de Mestre em Ciências Ambientais, Área de Concentração em Meio Ambiente e Desenvolvimento, nos anos de 2010 e 2014, respectivamente, pela UESB. É Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2023).

Nilzilene Imaculada Lucindo, Minas Gerais State University

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e atualmente doutoranda em Educação pela UFOP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG/CBH).

Regina Rosa dos Santos Leal, Minas Gerais State University

Doutora em Estudos sobre o Lazer pelo Programa de Pós-Graduação da EEFFTO-UFMG. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG/CBH).

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Publié-e

2024-03-26

Comment citer

Alves, D. C., Lucindo, N. I., & Leal, R. R. dos S. (2024). O brincar na formação do pedagogo: curriculo proclamado é curriculo praticado?. Educação, 49(1), e67/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644474324