Escolas cívico-militarizadas no Brasil: um estado do conhecimento no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466174Palavras-chave:
Escolas cívico-militares, Educação, Brasil.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um estado do conhecimento acerca das pesquisas realizadas no Brasil sobre as escolas cívico-militares. Constitui-se comodesdobramento de dissertação que investigou o currículo das escolas militarizadas no Distrito Federal defendida em maio de 2021 no Programa de pós-Graduação em Educação- Modalidade Profissional (PPGE-MP) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- UnB. Orientou-se em torno de dissertações e teses de mestrado e doutorado localizados nos Bancos de Teses e Dissertações dos sites Google Acadêmico, Rede Scielo, Banco de Dados da Capes – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e um Repositório Institucional. Foram encontrados quinze trabalhos, sendo uma tese e quatorze dissertações. Constatou-se que somente as regiões centro-oeste e sudeste já realizaram pesquisas sobre a temática, evidenciando que até o presente momento poucos pesquisadores se interessaram pelo assunto. A militarização das escolas públicas demonstrou ser elemento de reflexão de campos do conhecimento que estão além da Educação, como, por exemplo, Psicologia, Ciências Sociais e Antropologia, contudo ainda não ficou constatada nas pesquisas inventariadas a celeuma da diferenciação entre instituições militares e militarizadas, ponto nevrálgico das políticas e debates para a área.
Referências
BELLE, H. B. M. Escola de civismo e cidadania:ethos do Colégio Beta da Polícia Militar de Goiás. 2011. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontífica Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2011. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3787. Acesso em: 20 set. 2019.
BEZERRA, Nilson Pereira. Pacto pela educação: o cumprimento da agenda neoliberal em Goiás e a militarização das escolas públicas. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2017.
BORGES, Lívia Freitas Fonseca. SILVA, Francisco Thiago. Currículo e ensino de história: um estado do conhecimento no Brasil. In:Educação e Realidade, Porto Alegre, v, 43, n. 4, p. 1693-1723, out./dez. 2018. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n4/2175-6236-edreal-2175-623676735.pdf. Acesso em: Acesso em: 20 jun. 2019.
CABRAL, Jefferson Fernando Ribeiro. A militarização da escola: um debate a ser enfrentado. 2018. 144 f. Dissertação (Mestre em Desenvolvimento Humano) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2018. Disponível em: https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2016/dissertacoes/mdh/Jefferson-Fernando-Ribeiro-Cabral.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
CASTRO, Nicholas Moreira Borges de. “Pedagógico” e “disciplinar”: o militarismo como prática de governo na educação pública do estado de Goiás. 2016. 109 f. (Dissertação Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em:
https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22204/1/2016_NicholasMoreiraBorgesdeCastro.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
CRUZ, Leandra Augusta de Carvalho Moura. Militarização das escolas públicas em Goiás: disciplina ou medo? 2017. 177 f. Dissertação (Mestre em História) – Pontifica Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2017. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3746. Acesso em: 20 set. 2019.
CUNHA, Thiago Colmenero. Paz armada na escola. 2016. 113 f. Dissertação (Mestre em Psicologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:https://www.academia.edu/25597586/Disserta%C3%A7%C3%A3o_PAZ_ARMADA_NA_ESCOLA_UFRJ_PPGP_2016. Acesso em: 20 set. 2019.
FABER, Daniel Armando. Entre formação e adestramento: uma análise sociológica do habitus escolar militarizado em um colégio militar. 2017. 150 f. (Dissertação Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14504. Acesso em: 20 set. 2019.
FERREIRA, Neusa Sousa Rêgo. “Gestão militar” da escola pública em Goiás: um estudo de caso da implementação de um colégio estadual da polícia militar de Goiás em Aparecida de Goiânia. 2018. 196 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em:https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9043. Acesso em: 20 set. 2019.
LIMA, Maria Eliene. A educação para a cidadania e a militarização para a educação. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifica Universidade Católica
de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em:http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/4051/2/
Maria%20Eliene%20Lima.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
NOGUEIRA, Jefferson Gomes. Educação militar: uma leitura da educação no sistema dos colégios militares do Brasil (SCMB). 2014. 149 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2014. Disponível em: https://ppgedu.ufms.br/files/2017/06/Educa%C3%A7%C3%A3o-Militar-Uma-Leitura-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-no-Sistema-dos-Col%C3%A9gios-Militares-do-Brasil-Scmb-Jefferson-Gomes-Nogueira.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
PAULO, Weslei Garcia de. Militarização do ensino no estado de Goiás: implementação de um modelo de gestão escolar. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38155. Acesso em: 21 jul. 2020.
RIBEIRO, Renata Lopes Silva. Fundamentos e práticas do colégio da polícia militar de Catalão: entre fardas, manuais e boletins. 2019. 190 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO, 2019. Disponível em:https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9961. Acesso em: 20 jan. 2020.
SANTOS, Rafael José da Costa. A militarização da escola pública em Goiás. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifica Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2016. Disponível em:http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3515. Acesso em: 20 set. 2019.
SOUZA, Sirley Aparecida de. Violências e silenciamentos: a representação social do fenômeno bullying, entre jovens de uma escola militar em Goiânia. 2012. 140 f. Dissertação [Mestrado em Educação] – Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2012. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1066. Acesso em: 20 set. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________