Escolas cívico-militarizadas no Brasil: um estado do conhecimento no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466174

Palavras-chave:

Escolas cívico-militares, Educação, Brasil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um estado do conhecimento acerca das pesquisas realizadas no Brasil sobre as escolas cívico-militares. Constitui-se comodesdobramento de dissertação que investigou o currículo das escolas militarizadas no Distrito Federal defendida em maio de 2021 no Programa de pós-Graduação em Educação- Modalidade Profissional (PPGE-MP) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- UnB. Orientou-se em torno de dissertações e teses de mestrado e doutorado localizados nos Bancos de Teses e Dissertações dos sites Google Acadêmico, Rede Scielo, Banco de Dados da Capes – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e um Repositório Institucional. Foram encontrados quinze trabalhos, sendo uma tese e quatorze dissertações. Constatou-se que somente as regiões centro-oeste e sudeste já realizaram pesquisas sobre a temática, evidenciando que até o presente momento poucos pesquisadores se interessaram pelo assunto. A militarização das escolas públicas demonstrou ser elemento de reflexão de campos do conhecimento que estão além da Educação, como, por exemplo, Psicologia, Ciências Sociais e Antropologia, contudo ainda não ficou constatada nas pesquisas inventariadas a celeuma da diferenciação entre instituições militares e militarizadas, ponto nevrálgico das políticas e debates para a área.

Biografia do Autor

Edna Mara Corrêa Miranda, University of Brasília

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/ Mestrado - Modalidade Profissional- PPGEMP da Universidade de Brasília- UnB

Licenciada em Pedagogia e Filosofia

Especialização em Psicopedagogia e Orientação Educacional

Grupo de Pesquisa: Currículo e Processo Formativo- Inovação e Interdisciplinaridade

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997

Francisco Thiago Silva, University of Brasília

Professor Adjunto 2 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Credenciado no PPGE - MP. Doutor e Mestre em Currículo (UnB). Graduado em História e Pedagogia.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Miranda, E. M. C., & Silva, F. T. (2023). Escolas cívico-militarizadas no Brasil: um estado do conhecimento no Brasil. Educação, 48(1), e78/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644466174