O debate sobre o lócus e nível da formação de professores para a educação básica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435164

Palavras-chave:

Lócus, Nível, Formação docente.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as categorias lócus e níveis de formação docente no Brasil e a política atual dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como novo lócus de formação de professores. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica e análise documental sobre o tema. A primeira parte do texto traz um panorama histórico da formação de professores e a segunda parte analisa as categorias lócus e nível de formação em evidência nas políticas a partir dos anos de 1990 atreladas a complexa reorganização produtiva do país e oriundas das propostas dos organismos internacionais. Nessa perspectiva, erige-se o modelo neoliberal de formação de professores que tem se propalado até a atualidade. Nas considerações finais, são levantadas questões no sentido de problematizar a formação docente ao indicar efeitos como: a instabilidade da profissão, aceitação de múltiplos espaços de formação, a não garantia de uma formação socialmente referenciada e a dificuldade de cumprimento das metas do PNE (2014-2024).

Biografia do Autor

José Júlio César do Nascimento Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Docente do Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul.

Marcondes de Lima Nicácio, IFAC, PPGE/UFAM

Docente de Pedagodia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

Araújo, J. J. C. do N., & Nicácio, M. de L. (2019). O debate sobre o lócus e nível da formação de professores para a educação básica no Brasil. Educação, 44, e41/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644435164

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