Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida

Autores

  • Maria Elisa Nicolielo Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Prefeitura Municipal de Pederneiras/SP/Brasil. Pedagoga e Professora de Educação Infantil.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Telefone: 14-981564091
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas, campus São Carlos/SP/Brasil. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. Coordenadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Endereço: Universidade Federal de São Carlos/CECH/Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas - Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 São Carlos - São Paulo - Brasil . CEP 13565-905. Telefones: 16- 35091544,35091546.
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Docente do Dep. de Educação Física e Motricidade Humana, campus São Carlos/SP/Brasil. Doutor em Educação Escolar e Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq;Endereço: Universidade Federal de São Carlos/CCBS/Dep. de Educação Física e Motricidade HUmana - Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 São Carlos - São Paulo - Brasil . CEP 13565-905. Telefone: 16- 981568205.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644422271

Palavras-chave:

Early childhood, Play, Social relationships

Resumo

The article is the result of an academic research completed that aimed to know and understand what children teach and learn in social practice to play in early childhood education. The research was participant observation, in the qualitative approach with daily records of course, moments of play free of 14 children with an average age of three years and their teacher in a public early childhood education room. It held a discussion on the qualitative perspective, in light of the theoretical framework, based on three axes of analysis. The results showed that when playing together, children experienced moments of sharing and bargain of toys and play, strengthened bonds of friendship, expressed preferences and ideas, were created strategies to the dynamics of the play, experiencing formation opportunities for life

Biografia do Autor

Maria Elisa Nicolielo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Prefeitura Municipal de Pederneiras/SP/Brasil. Pedagoga e Professora de Educação Infantil.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Telefone: 14-981564091

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Prefeitura Municipal de Pederneiras/SP/Brasil. Pedagoga e Professora de Educação Infantil. Membro do  Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq;

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas, campus São Carlos/SP/Brasil. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. Coordenadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq; Endereço: Universidade Federal de São Carlos/CECH/Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas - Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 São Carlos - São Paulo - Brasil . CEP 13565-905. Telefones: 16- 35091544,35091546.

Universidade Federal de São Carlos; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas, campus São Carlos/SP/Brasil. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga.Coordenadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq;

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Docente do Dep. de Educação Física e Motricidade Humana, campus São Carlos/SP/Brasil. Doutor em Educação Escolar e Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq;Endereço: Universidade Federal de São Carlos/CCBS/Dep. de Educação Física e Motricidade HUmana - Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 São Carlos - São Paulo - Brasil . CEP 13565-905. Telefone: 16- 981568205.

Universidade Federal de São Carlos; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Docente do Dep. de Educação Física e Motricidade Humana, campus São Carlos/SP/Brasil. Doutor em Educação Escolar e Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/CNPq;

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Nicolielo, M. E., Sommerhalder, A., & Alves, F. D. (2017). Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida. Educação, 42(2), 285–298. https://doi.org/10.5902/1984644422271

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua