TICS e suas relações com o desenvolvimento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488954

Palavras-chave:

George Herbert Mead, Tecnologias de Informação e Comunicação, Desenvolvimento infantil, Infância

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação, de cunho bibliográfico e reconstrutivo, com perspectiva analítica e hermenêutica. O estudo teve como objetivo explorar o tema da presença das Tecnologias Digitais da Informação (TICs) e suas implicações para o desenvolvimento infantil, especialmente nos processos de interação social. A pesquisa problematiza de que maneira essas tecnologias impactam a forma como as crianças interagem e se relacionam com o meio e com seus pares, bem como sua relação com o desenvolvimento do self. A base teórica que dá suporte às reflexões inclui Mead, Desmurget, Levin, Lévy, Zuboff, entre outros. Evidencia-se a importância dos processos interativos humanos, das brincadeiras e dos jogos, que potencializam a constituição do self e o desenvolvimento infantil, em contraste com sua substituição por meios interativos digitais. Com base nos autores, tecem-se críticas à substituição das relações humanas por interações com tecnologias de jogos virtuais, vistas como relações deficitárias e com perdas significativas. A pesquisa serve como um alerta para pais, educadores e a sociedade em geral sobre a presença intensa das tecnologias na primeira infância e suas implicações no processo de constituição de capacidades e estruturas cognitivas, em um momento em que a criança está mais suscetível à aprendizagem do que em qualquer outro período ao longo de sua vida.

Biografia do Autor

Francieli Petry Rodrigues Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó. Especialização em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luiz. Especialização em andamento em Psicopedagogia Institucional (UFSC). Atualmente é professora na Prefeitura Municipal de Chapecó.

Odair Neitzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação; Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Sociedade; Professor PPGE/UFFS e PPGFIL/UFFS.

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Publicado

2025-04-14

Como Citar

Pereira, F. P. R., & Neitzel, O. (2025). TICS e suas relações com o desenvolvimento infantil. Educação, 50(1), e51/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644488954