TICS e suas relações com o desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488954Palavras-chave:
George Herbert Mead, Tecnologias de Informação e Comunicação, Desenvolvimento infantil, InfânciaResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação, de cunho bibliográfico e reconstrutivo, com perspectiva analítica e hermenêutica. O estudo teve como objetivo explorar o tema da presença das Tecnologias Digitais da Informação (TICs) e suas implicações para o desenvolvimento infantil, especialmente nos processos de interação social. A pesquisa problematiza de que maneira essas tecnologias impactam a forma como as crianças interagem e se relacionam com o meio e com seus pares, bem como sua relação com o desenvolvimento do self. A base teórica que dá suporte às reflexões inclui Mead, Desmurget, Levin, Lévy, Zuboff, entre outros. Evidencia-se a importância dos processos interativos humanos, das brincadeiras e dos jogos, que potencializam a constituição do self e o desenvolvimento infantil, em contraste com sua substituição por meios interativos digitais. Com base nos autores, tecem-se críticas à substituição das relações humanas por interações com tecnologias de jogos virtuais, vistas como relações deficitárias e com perdas significativas. A pesquisa serve como um alerta para pais, educadores e a sociedade em geral sobre a presença intensa das tecnologias na primeira infância e suas implicações no processo de constituição de capacidades e estruturas cognitivas, em um momento em que a criança está mais suscetível à aprendizagem do que em qualquer outro período ao longo de sua vida.
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