Recriações de papéis sociais sobre família no brincar de crianças pequenas

Autores

  • Rafaely Karolynne do Nascimento Campos Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434956

Palavras-chave:

Brincadeira, Culturas da Infância, Família.

Resumo

O presente estudo pretende analisar a rotina de brincadeiras de papéis sociais sobre relações familiares que as crianças empreendem em suas interações com parceiros de idade no contexto da Educação Infantil. Participaram da pesquisa 25 crianças, com trinta e seis meses de idade, integrantes de uma instituição municipal de Educação Infantil. Os dados foram produzidos por meio da perspectiva etnográfica, através de observações, filmagens e registros em notas de campos dos momentos de brincadeiras de livre escolha das crianças no parquinho, na brinquedoteca e durante atividades não direcionadas pelo adulto, dentro da sala de referência do grupo. Do conjunto de 102 cenas interativas analisadas, no intuito de fornecer suportes empíricos à discussão, foi escolhido o episódio “Dois pais” para dar visibilidade aos achados e por apresentar aspectos considerados relevantes para o alcance do objetivo central elencado para o presente trabalho. Os resultados do estudo comprovam que, em situações de brincadeiras com pares de idade, as crianças constroem, negociam e compartilham significados, indicando compreensões de relações e de papéis sociais desempenhados no contexto familiar, sinalizando fragmentos perceptivos/interpretativos a respeito desse contexto social.

Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Educação e Gestão. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe - IFS. 

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco com estudos vinculados à Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. Atualmente é professora Adjunta IV vinculada ao Departamento de Educação (curso de Pedagogia) da Universidade Federal de Sergipe/UFS, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição e do Grupo de Pesquisas e do Estudos sobre Criança, Infância e Educação Infantil (GRUPCIE). 

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Campos, R. K. do N., & Ramos, T. K. G. (2019). Recriações de papéis sociais sobre família no brincar de crianças pequenas. Educação, 44, e68/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644434956

Edição

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Artigo Demanda Contínua