Performance e Educação: configurações parateatrais da docência

Autores

  • Marcelo de Andrade Pereira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413943

Palavras-chave:

Docência, performance, teatro

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644413943

Este texto procura discutir a docência como performance parateatral. Para tanto, parte-se da contribuição dos Estudos da Performance e das discussões contemporâneas da Educação, introduzindo conceitos como cotidiano, performatividade, prática docente. Problematiza-se a natureza e a função do ato docente em sua teatralidade. As figuras do clown, do bufão e do dândi são convocadas para servirem de apoio por intermédio do qual a performance e a teatralidade do ato docente encontram termo.

Biografia do Autor

Marcelo de Andrade Pereira, UFSM

Marcelo de Andrade Pereira: Professor adjunto III do Departamento deFundamentos da educação da UFSM; Mestre em Filosofia, UFRGS;Mestre e Doutor em Educação, UFRGS; Editor Associado da RevistaBrasileira de Estudos da Presença; Coordenador do FLOEMA-Núcleode estudos em estética e educação, da UFSM; Membro do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance, UFRGS. Vicecoordenador do GT 24-Educação e Artes, da ANPEd.

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Publicado

2014-11-05

Como Citar

Pereira, M. de A. (2014). Performance e Educação: configurações parateatrais da docência. Educação, 39(3), 505–514. https://doi.org/10.5902/1984644413943

Edição

Seção

Dossiê: Performance e Educação

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