Representações sociais de adolescentes sobre saúde-doença e interesses de participação em grupos educativos

Autores

  • Elizabeth Teixeira
  • Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Sarah Yasmin Pinto Leal Faculdade Metropolitana da Amazônia, Belém, PA https://orcid.org/0000-0003-2444-4290
  • Marilene Gonçalves Lopes Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Thais Garcia Raymond Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Lidiane Ketlin Fontel Cunha Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Thyago Douglas Pereira Machado Universidade do Estado do Pará, Belém, PA https://orcid.org/0000-0002-6776-2785

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976929166

Palavras-chave:

Adolescente, Educação em saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivos: conhecer as representações sociais sobre saúde e doença no olhar dos adolescentes. Método: pesquisa qualitativa, exploratória. Dados coletados através da técnica de associação livre de palavras e perguntas abertas, com 134 adolescentes da Unidade Saúde da Família e analisados com o olhar das representações sociais. Resultados: prevaleceu a faixa etária de 15 a 17 anos, do sexo feminino, de estudantes até a 8ª série, solteiros, renda familiar de 1 a 2 salários mínimos. A maioria nunca participou de grupos educativos. As representações sociais sobre saúde têm centralidade em alimentação, bem-estar e cuidar-cuidado, quanto a doença estão centralizadas em dor e medicamento. Conclusões: as representações sociais sobre doença estão relacionadas com sentidos negativos havendo, contudo, com relação à saúde predominância positiva. Há interesse em participar de grupos educativos sobre questões relacionadas com sexualidade, drogas, processo saúde-doença, prevenção, esporte, educação e profissão.

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Biografia do Autor

Elizabeth Teixeira

Professora Titular de Saude Publica da Universidade do Estado do Para
Departamento de Enfermagem Comunitaria

Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOCENTE DA ATIVIDADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA GINECOLOGICA E NEONATAL.
EXPERIENCIA EM SAÚDE COLTIVA E SAUDE DA MULHER.

Sarah Yasmin Pinto Leal, Faculdade Metropolitana da Amazônia, Belém, PA

ENFERMEIRA, CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTETRICA E NEONATAL, MINISTRO AULA EM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Marilene Gonçalves Lopes, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Cursando Especialização em Saúde Coletiva

Thais Garcia Raymond, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Graduanda em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará.

Lidiane Ketlin Fontel Cunha, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Graduanda em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará.

Thyago Douglas Pereira Machado, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Graduando de enfermagem da universidade do estado do pará, participo do grupo de pesquisa PESCA ( PESQUISA EM SAUDE CUIDADO NA AMAZONIA).

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Publicado

2014-07-10

Como Citar

Teixeira, E., Aguiar, S. R. V. de, Leal, S. Y. P., Lopes, M. G., Raymond, T. G., Cunha, L. K. F., & Machado, T. D. P. (2014). Representações sociais de adolescentes sobre saúde-doença e interesses de participação em grupos educativos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(1), 197–205. https://doi.org/10.5902/217976929166

Edição

Seção

Artigos Originais

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