Experiências narradas por homens no exercício da paternidade: rompendo paradigmas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228653

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Paternidade, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer as experiências vivenciadas por homens no exercício da paternidade. Método: estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 15 homens que acompanharam suas parceiras em um curso de gestantes. A produção de dados ocorreu por meio de entrevista narrativa e utilizou-se a análise de conteúdo temática. Resultados: os homens deste estudo vivenciaram a paternidade ativamente, auxiliando no cuidado com os filhos em relação à manutenção das necessidades básicas e da educação. As vivências geraram impactos pessoais como o interesse no cuidado de si e a busca por informações para qualificar o exercício da paternidade. Considerações finais: a enfermagem pode contribuir para o fortalecimento do exercício da paternidade por meio de ações que valorizem o cuidado e a inserção dos homens no sistema de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Resta Dal-Rosso, Universidade Integrada Do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santiago, Santiago, RS

Enfermeira egressa do curso de Enfermagem na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus Santiago)  e Técnica em Segurança do Trabalho. 

Silvana de Oliveira Silva, Universidade Integrada Do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santiago, Santiago, RS

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santiago. Coordenadora da área do conhecimento Saúde - URI Campus de Santiago. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Enfermagem -GEPSE-URI Santiago.

Greice Machado Pieszak, Universidade Integrada Do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santiago, Santiago, RS

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM/RS. E graduada em Educação pelo Curso de Formação de Professores para o Ensino Profissional pela mesma instituição. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação (PPGEnf) da UFSM/RS. Doutoranda do Programa de Pós Graduação (PPGEnf) da Universidade do Rio Grande FURG/RS. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago, RS. Líder do grupo de pesquisa GEPSE/URI, Santiago, RS. Integrante do Adolescente - GEPESCA/ FURG/Rio Grande, RS. Atuação profissional na área materno infantil: Saúde da Mulher (gestação, parto e puerpério), Saúde da Criança (neonatologia e pediatria), Saúde do Adolescente e Pesquisa em Enfermagem.

Sandra Beatris Diniz Ebling, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus Santo Ângelo/RS (2005). Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Internacional de Curitiba Facinter (2006), Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase na Saúde da Mulher pela URI Campus Santo Ângelo (2009), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UNIFRA (2015) e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2011), Conceito Capes 4. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde da Mulher com as temáticas (saúde da mulher e alcoolismo em mulheres). Atualmente é doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande - Conceito 5 na CAPES (PPGEnf/FURG), pesquisa acerca do alcoolismo em mulheres rurais. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Família, Enfermagem e Saúde (GEPEFES) - FURG.

Vanessa do Nascimento Silveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda do Programa de Pós graduação em Enfermagem da UFSM, egressa do curso de Enfermagem na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus Santiago). Possui curso técnico em Enfermagem (URI - 2009). Foi servidora pública como técnica em enfermagem da Prefeitura do Município de Jaguari - RS. É integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (GEPSE), vinculado à URI - Campus Santiago.

Publicado

2019-07-17

Como Citar

Dal-Rosso, G. R., Silva, S. de O., Pieszak, G. M., Ebling, S. B. D., & Silveira, V. do N. (2019). Experiências narradas por homens no exercício da paternidade: rompendo paradigmas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e3. https://doi.org/10.5902/2179769228653

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.