Guia da Dinâmica do Betinho para educação em saúde no Diabetes Mellitus Tipo 1
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769285243Palavras-chave:
Diabetes Mellitus Tipo 1, Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Saúde da Criança, Saúde do AdolescenteResumo
Objetivo: construir e validar o guia de aplicação da Dinâmica do Betinho para mediar as ações de educação em saúde com crianças e adolescentes que convivem com Diabetes Mellitus Tipo 1. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: revisão de literatura, construção do guia, validação do conteúdo em ambiente virtual e em âmbito nacional. Participaram especialistas da área da saúde por meio de um questionário. Aplicou-se análise estatística descritiva e cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: da revisão emergiram 14 temas. Após a construção configurou-se a primeira versão; na etapa de validação obteve IVC de 0,83. As sugestões foram utilizadas na versão final. Conclusão: o guia foi considerado adequado e poderá ser usado quando da aplicação da Dinâmica do Betinho, que é um recurso tecnológico interativo e lúdico.
Downloads
Referências
International Diabetes Federation (IDF). IDF Diabetes Atlas [Internet]. 10th ed. 2022 [cited 22 Nov 12]. Available from: http://www.diabetesatlas.org.
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 [Internet]. São Paulo: Clannad; 2020 [acesso em 2022 nov 12]. 490 p. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf
La Banca RO, Sarapani VC, Bueno M, Costa T, Carvalho EC, Nascimento LC. Strategies to educate young people with type 1 diabetes mellitus on insulin therapy: systematic review. Texto Contexto Enferm. 2020;29:e20180338. doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2018-0338 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0338
Costa JD, Marques KMAP, Frota KC, Oliveira LS. Tecnologias educacionais no cuidado às crianças com diabetes mellitus tipo 1: síntese do conhecimento. Espaç Saude. 2021;22:e732. doi: 10.22421/1517-7130/es.2021v22.e732 DOI: https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e732
Demir G, Özen S, Çetin H, Darcan Ş, Gökşen D. Effect of education on impaired hypoglycemia awareness and glycemic variability in children and adolescents with type 1 diabetes mellitus. J Clin Res Pediatr Endocrinol. 2019;11(2):189-95. doi: 10.4274/jcrpe.galenos.2019.2019.0009 DOI: https://doi.org/10.4274/jcrpe.galenos.2019.2019.0009
Rankin D, Harden J, Barnard K, Bath L, Noyes K, Stephen J, et al. Barriers and facilitators to taking on diabetes self-management tasks in pre- adolescent children with type 1 diabetes: a qualitative study. BMC Endocr Disord. 2018;18(1):71. doi: 10.1186/s12902-018-0302-y DOI: https://doi.org/10.1186/s12902-018-0302-y
Pedrinho LR, Shibukawa BMC, Rissi GP, Uema RTB, Merino MFGL, Higarashi IH. Therapeutic toy for children with Type I Diabetes Mellitus: Home interventions. Esc Anna Nery. 2021;25(3):e20200278. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2020-0278 DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0278
Hermes TSV, Rodrigues RM, Fonseca LMM, Toso BRGO, Conterno SFR, Viera CS. Effects of educational practice on self-care and management of Type 1 Diabetes Mellitus in childhood. Rev Enferm UFSM. 2021;11:e50. doi: 10.5902/2179769264013 DOI: https://doi.org/10.5902/2179769264013
Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo). 2010;8(1):102-6. doi: 10.1590/S1679-45082010RW1134 DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134
Teixeira E, Mota VMSS. Tecnologias educacionais em foco. São Paulo: Difusão; 2011.
Alves LFPA, Maia MM, Araújo MFM, Damasceno MMC, Freitas RWJF. Development and validation of a MHealtH technology for the promotion of self-care for adolescents with diabetes. Ciênc Saúde Colet. 2021;26(5):1691-700. doi: 10.1590/1413-81232021265.04602021 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021265.04602021
Dutra ARB, Alves LO, Avendano RMO, Melo MC. Validation of educational-therapeutic technology applied to children with Type 1 Diabetes Mellitus: institutional standard protocol. Rev Enferm UFSM. 2023;13:e39. doi: 10.5902/2179769283825 DOI: https://doi.org/10.5902/2179769283825
Batista ITP, Barros Filho EM, Rocha AS, Henrique ISN, Oliveira LAF. Tecnologias Educacionais para promoção da saúde de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Rev Enferm Atual In Derme . 2023;97(2):e023051. doi: 10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1713 DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1713
Kaneto LA, Damião EBC, Verissimo MLOR, Rossato LM, Toriyama ATM, Szylit R. Educational workshop using games improves self-monitoring of blood glucose among children. Rev Latinoam Enferm. 2018;26:e3039. doi: 10.1590/1518-8345.2400.3039 DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2400.3039
Merino MFGL, Shibukawa BMC, Rissi GP, Furtado MD, Gonçalves CCM, Higarashi IH. Self-care in the context of childhood diabetes: challenges of the process of transfer of autonomy. Rev Enferm UERJ. 2022;30(1):e62759. doi: 10.12957/reuerj.2022.62759 DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.62759
Johnson B, Norman P, Sanders T, Elliott J, Whitehead V, Campbell F, et al. Working with Insulin, Carbohydrates, Ketones and Exercise to Manage Diabetes (WICKED): evaluation of a self-management course for young people with Type 1 diabetes. Diabet Med. 2019;36(11):1460-7. doi: 10.1111/dme.14077 DOI: https://doi.org/10.1111/dme.14077
Freitas KKA, Santos PUA, Melo MC, Moura AS, Boeckmann LMM, Dutra LMA. Autorelato da criança e adolescente no seu cotidiano com a diabetes mellitus: estudo narrativo. Enferm Foco . 2020;11(3):187-94. doi: 10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.2730 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.2730
Feitor S, Veiga AR, Silva A, Silva V, Duarte S, Sousa MR. Empowerment comunitário em saúde escolar - adolescente com diabetes mellitus tipo 1. Rev Rol Enferm [Internet]. 2020 [acesso em 2023 out 09];43(1):364-73. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/31492/1/364-373.pdf
Rahak K, Ibrahim MN, Mahar S, Devi P, Noor N, Khoso ZA. Precipitating factors and outcome of diabetic ketoacidosis among children and adolescents with Type-1 Diabetes Mellitus. J Coll Physicians Surg Pak. 2023;33(8):900-5. doi: 10.29271/jcpsp.2023.08.900 DOI: https://doi.org/10.29271/jcpsp.2023.08.900
Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? Appraisal and recommendations. Res Nurs Health. 2007;30:459-67. doi: 10.1002/nur.20199 DOI: https://doi.org/10.1002/nur.20199
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.