Representações sociais de adolescentes sobre saúde-doença e interesses de participação em grupos educativos
DOI:
https://doi.org/10.5902/217976929166Palavras-chave:
Adolescente, Educação em saúde, EnfermagemResumo
Objetivos: conhecer as representações sociais sobre saúde e doença no olhar dos adolescentes. Método: pesquisa qualitativa, exploratória. Dados coletados através da técnica de associação livre de palavras e perguntas abertas, com 134 adolescentes da Unidade Saúde da Família e analisados com o olhar das representações sociais. Resultados: prevaleceu a faixa etária de 15 a 17 anos, do sexo feminino, de estudantes até a 8ª série, solteiros, renda familiar de 1 a 2 salários mínimos. A maioria nunca participou de grupos educativos. As representações sociais sobre saúde têm centralidade em alimentação, bem-estar e cuidar-cuidado, quanto a doença estão centralizadas em dor e medicamento. Conclusões: as representações sociais sobre doença estão relacionadas com sentidos negativos havendo, contudo, com relação à saúde predominância positiva. Há interesse em participar de grupos educativos sobre questões relacionadas com sexualidade, drogas, processo saúde-doença, prevenção, esporte, educação e profissão.
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