Enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professores

Jeane Barros Souza, Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann, Julia Valeria Oliveira Vargas Bitencourt, Denise Consuelo Moser Aguiar, Carine Vendruscolo, Maria Sylvia Souza Vitalle

Resumo


Objetivo: compreender a vivência do enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde, na percepção dos professores do ensino fundamental. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, tendo como guia metodológico o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: dialogaram sobre dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde em tempos de COVID-19. Conclusão: a situação pandêmica repercutiu na necessidade de os professores trabalharem em casa, gerando intenso trabalho, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança, saudades da escola e dos estudantes.  Para promover saúde, as professoras buscam apoio da família, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios físicos.


Palavras-chave


Saúde do trabalhador; Infecções por coronavírus; Pandemia; Adaptação Psicológica; Promoção da Saúde.

Referências


Organização Pan Americana da saúde/OPAS/OMS BRASIL. 2020. [citado em 5 jun 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

Brasil. Ministério da Saúde, COVID-19, informativo da doença causada pelo novo coronavírus. 2020. [citado em 5 jun 2020] Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Chen Y, Liu Q, Guo D. Emerging coronaviruses: Genome structure, replication, and pathogenesis. J Med Virol. 2020 [citado em 4 jun 2020]; 92(4):418-423. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1002/jmv.25681.

World Health Organization [Internet]. Genebra; 2020 [citado em 5 jun 2020]. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak: rights, roles and responsibilities of health workers, including key considerations for occupational safety and health; [aproximadamente 1 tela]. Disponível em: https://www.who.int/publications-detail/coronavirus-disease-(covid-19)-outbreak-rights-roles-and-responsibilities-of-health-workers-including-key-considerations-for-occupational-safety-and-health.

Rafael RMR, Neto M, Carvalho MMB, David HMSL, Acioli S, Faria MGA. Epidemiologia, políticas públicas e Covid-19. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2020; 28: e49570. [citado em 5 jun 2020] Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49570

Filho JMJ, Assunção AA, Algranti E, Garcia EG, Saito CA, Maeno M. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Rev. bras. saúde ocup. 2020 [citado em 5 jun 2020]; 45; e14. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369ed0000120. Acesso em 19.05.2020

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Coordenação-Geral de Urgência. Força Nacional do Sistema Único de Saúde. Protocolo de manejo clínico para o novo coronavírus (2019-nCoV) [Internet]. Brasília (DF); 2020 [citado em 5 abr 2020]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/20200330_ProtocoloManejo_ver06_Final.pd. Acesso em 19.05.2020

Ramos FP, Instituto de Artes da UNICAMP, 2020 [citado em 4 abr 2020]. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/as-metaforas-da-covid.

Felcher CDO, Ferreira ALA, Folmer V. Da pesquisa-ação à pesquisa participante: discussões a partir de uma investigação desenvolvida no facebook. Experiências em Ensino de Ciências [Internet]. 2017 [cited 2020 Set 29]; 12(7):1-18 Available from: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID419/v12_n7_a2017.pdf

Freire P. Pedagogia do oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2017.

Heidemann ITSB, Dalmolin IS, Rumor PCF, Cypriano CC, Costa MFBNA, Durand MK. Reflexões sobre o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde. Texto contexto - enferm. 2017 [citado em 5 jun 2020]; 26(4): e0680017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400601&lng=en. Epub Nov 17, 2017. https://doi.org/10.1590/0104-07072017000680017.

Dalmolin IS, Faria LM, Perão OF et al. Dialogando com Freire no Círculo de Cultura: uma estratégia de promoção da saúde. Rev enferm UFPE on line. 2016 [citado em 5 jun 2020]; 10(1):185-90 Disponível em: file:///C:/Users/jeane/Downloads/10937-23810-1-PB%20(2).pdf

Ghaljaie F, Naderifar M, Goli, H. Snowball Sampling: A Purposeful Method of Sampling in Qualitative Research. Strides Dev Med Educ. [Internet]. 2017 [acesso em: 30 set. 2020];4(3):e67670. Disponível em: https://journals.indexcopernicus.com/search/article?articleId=1772834

Pereira HP, Santos FV, Manenti MA. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA) [Internet]. 2020 [acesso em: 14 set. 2020]; 3(9): 26-32. doi: http://doi.org/10.5281/zenodo.3986851

Rondini CA, Pedro KM, Duarte CS. Pandemia do Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: Mudanças na Práxis Docente. Interfaces Científicas [Internet]. 2020 [acesso em: 14 set. 2020]; 10(1): 41-57. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

Instituto Península. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020 [citado em 5 jun 2020]. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf

Santana FAL, Neves IR. Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras. Saúde Soc. 2017 [citado em 5 jun 2020]; 26(3):786-797. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000300786

Cano DS, Moré CLOO. Estratégias de Enfrentamento Psicológico de Médicos Oncologistas Clínicos, Psicologia: Teoria e Pesquisa 2016 [citado em 6 jun 2020]; 32(3):1-10. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e323211.

Vieira SL, Silva GTRS, Rosana MO, Amestoy SC. (2020). Diálogo e ensino-aprendizagem na formação técnica em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, 2020 [acesso em: 01 out. 2020];18(1): e0025385. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00253

Centro de Inovação para a Educação Brasileira. CIEB laça estratégias de aprendizagem remota para Secretarias de Educação. 2020 [citado em 5 jun 2020]. Disponível em: https://cieb.net.br/cieb-lanca-estrategias-de-aprendizagem-remota-para-secretarias-de-educacao/

Heidemann ITSB, Cypriano CC, Gastaldo D, Jackson S, Rocha CG, Fagundes E. Estudo comparativo de práticas de promoção da saúde na atenção primária em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e Toronto, Ontário, Canadá. Cad Saúde Pública. 2018;34(4):1-13. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311x00214516

Mallta DC, Reis AAC, Jaime PC, Morais Neto OL, Silva MMA, Akerman M. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempo de crise. Ciênc Saúde Colet. 2018;23(6):1799-809. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04782018

Reginato V, Benedetto MAC, Gallian, DMC. Espiritualidade e saúde: uma experiência na graduação em medicina e enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde. 2016; 14(1), 237-255. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00100

Silva FC, Brandão CR. Alguns imaginários para pensar a educação em tempos de crise e em termos de esperança. Revista Pedagógica, 2019 [citado em 6 jun 2020]; 21: 20-42. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v21i0.4637

Souza JB, Martins EL, Xirello T, Urio A, Barbosa SSP, Pitilin EB. Interface entre a música e a promoção da saúde da mulher. Rev Bras Promoç Saúde 2020 [citado em 5 jun 2020]; 33:9466. Disponível em: https://doi.org/10.5020/18061230.2019.9466. Acesso em 20.05.2020




DOI: https://doi.org/10.5902/2179769261363

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.