Enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769261363

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Infecções por coronavírus, Pandemia, Adaptação Psicológica, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: compreender a vivência do enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde, na percepção dos professores do ensino fundamental. Método: estudo qualitativo, tipo ação participante, tendo como guia metodológico o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros. Resultados: dialogaram sobre dois temas geradores: 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde em tempos de COVID-19. Conclusão: a situação pandêmica repercutiu na necessidade de os professores trabalharem em casa, gerando intenso trabalho, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança, saudades da escola e dos estudantes.  Para promover saúde, as professoras buscam apoio da família, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Barros Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó

Enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 1999). Especialização em Enfermagem na Saúde da Família e Especialização em Metodologia do Ensino da Música. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2015). Pós doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, como bolsista CAPES. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, atuando na coordenação e colaboração de projetos de pesquisa, extensão e cultura. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS e Membro do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS) da UFSC. Já atuou como docente da UNIVALI, como regente de corais infantis e adultos, enfermeira da Estratégia Saúde da Família e já foi Secretária Municipal de Saúde. Tem experiência na área da Atenção Primária a Saúde, com ênfase na Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde na vivência do câncer, na agricultura familiar, na imigração e na maternidade; música como tecnologia de cuidado; gestão pública; educação e saúde

Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo/ EERP/USP (2006). Pós doutorado em enfermagem de Saúde Pública pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) da UFSC. É líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde - LAPEPS. Coordena o Laboratório de Relações Internacionais do Departamento e Programa de Pós Graduação em Enfermagem- LARISE. Membro do Grupo de Pesquisa Salud Familiar/ Universidad Del Magdalena - Unimagdalena -Colombia. Membro do Departamento Científico de Atenção Primária da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)- Santa Catarina (SC). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, promoção da saúde, determinantes sociais da saúde, enfermagem, educação e saúde e cuidado, interdisciplinariedade, empowerment, autonomia e Atenção Primária à Saúde e pesquisa ação participante.Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, do CNPq.

Julia Valeria Oliveira Vargas Bitencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Com Ênfase Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery (2007) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é colaboradora da Universidade Estadual de Santa Catarina e professor universitário adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Processo de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, processo de enfermagem, cuidados de enfermagem e cuidado.

Denise Consuelo Moser Aguiar, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação - 2016 - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, linha de Ensino e Formação de Educadores (EFE). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), linha: Currículo. Título de Especialista em Centro Cirúrgico, Centro de material e Sala de Recuperação pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico - SOBECC (2009) e Especialista em Infectologia pela UNIVILLE (2000). Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (1993). Professora na Universidade Pública Federal desde 2009, ingressando na UFES/ES Atualmente Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/SC. Integrante do Grupo de Pesquisa GEPEGECE na UFFS, linha: Cuidado à saúde do adulto e do idoso (cuidado e corporeidade), na perspectiva pós crítica. Atua na área do cuidado de Enfermagem Perioperatória (Centro Cirúrgico, CME e SRA e Controle de Infecção), e na Formação docente e profissional. Coordenadora dos estágios hospitalares do curso; Comissões na UFFS: Membro titular do NAP (Núcleo de apoio pedagógico; NDE (Núcleo Docente estruturante do curso de enfermagem).

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Pós Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2019). 
Doutora em Enfermagem e Mestre em Saúde Pública pela UFSC. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Representante das Universidades junto à Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) Regional e no Estado de SC. Lider do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (LABIGEPS/UDESC), membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Formação em Saúde e Enfermagem, Educação Interprofissional e Permanente em Saúde e Promoção da Saúde.

Maria Sylvia Souza Vitalle, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (1982), Residência Médica em Pediatria na Cruz Vermelha Brasileira (R1 e R2, 1983-1984), Residência Médica em Pediatria no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (R3, 1985), Mestre em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina (EPM) /Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (1994), Doutora em Medicina pela EPM/Unifesp (2001). Membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo/SPSP desde 1991. Chefe do Setor de Medicina do Adolescente/Unifesp desde 2007. Prof. Adjunto Doutor do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP (out. 2014).Na graduação médica atua como Co-Coordenadora da Semiologia Pediátrica/Unidade Curricular Semiologia Humana (desde 2016). Membro da Comissão de Avaliação Discente - Prova de Habilidades e Atitudes (desde 2017). Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Unifesp, Campus Guarulhos (de agosto/2017 a fev/2018). Participa das 1. Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária (ênfase na Adolescência) e 2. Disciplina de Semiologia Pediátrica. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Departamento de Educação, Unifesp (Área 46 -Ensino, CAPES) desde 2009. Orientadora (Mestrado e Doutorado) deste Programa nas linhas:1.Inclusão Social e Vulnerabilidades e 2. Desenvolvimento Humano e Saúde. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, UNIFESP (2017), área de concentração "Ciências Sociais e Humanas em Saúde" e Professor Colaborador de 2018 a 2019. Membro do Centro de Educação Transdisciplinar CETRANS (desde 2012). Membro da International Association for Adolescent Health IAAH (desde 2012). Vice- Presidente do Departamento de Adolescência da SPSP no triênio 2013-2015. Presidente do Departamento de Adolescência da SPSP DE 2016-2019. Membro da Confederación de Adolescencia y Juventud de Iberoamerica y el Caribe - CODAJIC (desde 2013) Membro do Conselho Executivo de CODAJIC no triênio 2020-2023. Líder do Grupo de Pesquisa: Atenção Integral e Interdisciplinar ao Adolescente, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Orientou 19 teses de Mestrado e 07 teses de doutorado; Coorientou 10 teses de Mestrado e 02 teses de Doutorado. Orientou 29 TCC de Especialização e um TCC de Graduação. Supervisionou 01 tese de Pós-Doutorado e 02 PIBICs. Tem 01 pós-doutorado,04 teses de Doutorado, 03 de Mestrado e 01 PIBIC em andamento. Tem cinco livros e 86 capítulos de livros publicados. Tem experiência na área de Medicina do Adolescente, atuando principalmente nos temas: saúde do adolescente, adolescência, comportamento do adolescente, nutrição e alimentação, crescimento e desenvolvimento, sexualidades, violências, vulnerabilidades, ensino e educação.

Google Scholar: Obteve 1101 citações sendo 606 a partir de 2013, com Índice h de 17 (13 a partir de 2013) e Índice i10 de 36 (20 a partir de 2013). 
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9405-4250
RESEARCH ID: K-6196-2012
SCOPUS ID: 6506489047 https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=7801561578
MyCitations (Google Scholar): https://scholar.google.com.br/citations?user=iIFBuNoAAAAJ&hl=pt-BR

Referências

Organização Pan Americana da saúde/OPAS/OMS BRASIL. 2020. [citado em 5 jun 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

Brasil. Ministério da Saúde, COVID-19, informativo da doença causada pelo novo coronavírus. 2020. [citado em 5 jun 2020] Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Chen Y, Liu Q, Guo D. Emerging coronaviruses: Genome structure, replication, and pathogenesis. J Med Virol. 2020 [citado em 4 jun 2020]; 92(4):418-423. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1002/jmv.25681.

World Health Organization [Internet]. Genebra; 2020 [citado em 5 jun 2020]. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak: rights, roles and responsibilities of health workers, including key considerations for occupational safety and health; [aproximadamente 1 tela]. Disponível em: https://www.who.int/publications-detail/coronavirus-disease-(covid-19)-outbreak-rights-roles-and-responsibilities-of-health-workers-including-key-considerations-for-occupational-safety-and-health.

Rafael RMR, Neto M, Carvalho MMB, David HMSL, Acioli S, Faria MGA. Epidemiologia, políticas públicas e Covid-19. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2020; 28: e49570. [citado em 5 jun 2020] Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49570

Filho JMJ, Assunção AA, Algranti E, Garcia EG, Saito CA, Maeno M. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Rev. bras. saúde ocup. 2020 [citado em 5 jun 2020]; 45; e14. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369ed0000120. Acesso em 19.05.2020

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Coordenação-Geral de Urgência. Força Nacional do Sistema Único de Saúde. Protocolo de manejo clínico para o novo coronavírus (2019-nCoV) [Internet]. Brasília (DF); 2020 [citado em 5 abr 2020]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/20200330_ProtocoloManejo_ver06_Final.pd. Acesso em 19.05.2020

Ramos FP, Instituto de Artes da UNICAMP, 2020 [citado em 4 abr 2020]. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/as-metaforas-da-covid.

Felcher CDO, Ferreira ALA, Folmer V. Da pesquisa-ação à pesquisa participante: discussões a partir de uma investigação desenvolvida no facebook. Experiências em Ensino de Ciências [Internet]. 2017 [cited 2020 Set 29]; 12(7):1-18 Available from: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID419/v12_n7_a2017.pdf

Freire P. Pedagogia do oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2017.

Heidemann ITSB, Dalmolin IS, Rumor PCF, Cypriano CC, Costa MFBNA, Durand MK. Reflexões sobre o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde. Texto contexto - enferm. 2017 [citado em 5 jun 2020]; 26(4): e0680017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400601&lng=en. Epub Nov 17, 2017. https://doi.org/10.1590/0104-07072017000680017.

Dalmolin IS, Faria LM, Perão OF et al. Dialogando com Freire no Círculo de Cultura: uma estratégia de promoção da saúde. Rev enferm UFPE on line. 2016 [citado em 5 jun 2020]; 10(1):185-90 Disponível em: file:///C:/Users/jeane/Downloads/10937-23810-1-PB%20(2).pdf

Ghaljaie F, Naderifar M, Goli, H. Snowball Sampling: A Purposeful Method of Sampling in Qualitative Research. Strides Dev Med Educ. [Internet]. 2017 [acesso em: 30 set. 2020];4(3):e67670. Disponível em: https://journals.indexcopernicus.com/search/article?articleId=1772834

Pereira HP, Santos FV, Manenti MA. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA) [Internet]. 2020 [acesso em: 14 set. 2020]; 3(9): 26-32. doi: http://doi.org/10.5281/zenodo.3986851

Rondini CA, Pedro KM, Duarte CS. Pandemia do Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: Mudanças na Práxis Docente. Interfaces Científicas [Internet]. 2020 [acesso em: 14 set. 2020]; 10(1): 41-57. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

Instituto Península. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020 [citado em 5 jun 2020]. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf

Santana FAL, Neves IR. Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras. Saúde Soc. 2017 [citado em 5 jun 2020]; 26(3):786-797. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000300786

Cano DS, Moré CLOO. Estratégias de Enfrentamento Psicológico de Médicos Oncologistas Clínicos, Psicologia: Teoria e Pesquisa 2016 [citado em 6 jun 2020]; 32(3):1-10. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e323211.

Vieira SL, Silva GTRS, Rosana MO, Amestoy SC. (2020). Diálogo e ensino-aprendizagem na formação técnica em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, 2020 [acesso em: 01 out. 2020];18(1): e0025385. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00253

Centro de Inovação para a Educação Brasileira. CIEB laça estratégias de aprendizagem remota para Secretarias de Educação. 2020 [citado em 5 jun 2020]. Disponível em: https://cieb.net.br/cieb-lanca-estrategias-de-aprendizagem-remota-para-secretarias-de-educacao/

Heidemann ITSB, Cypriano CC, Gastaldo D, Jackson S, Rocha CG, Fagundes E. Estudo comparativo de práticas de promoção da saúde na atenção primária em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e Toronto, Ontário, Canadá. Cad Saúde Pública. 2018;34(4):1-13. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311x00214516

Mallta DC, Reis AAC, Jaime PC, Morais Neto OL, Silva MMA, Akerman M. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempo de crise. Ciênc Saúde Colet. 2018;23(6):1799-809. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04782018

Reginato V, Benedetto MAC, Gallian, DMC. Espiritualidade e saúde: uma experiência na graduação em medicina e enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde. 2016; 14(1), 237-255. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00100

Silva FC, Brandão CR. Alguns imaginários para pensar a educação em tempos de crise e em termos de esperança. Revista Pedagógica, 2019 [citado em 6 jun 2020]; 21: 20-42. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v21i0.4637

Souza JB, Martins EL, Xirello T, Urio A, Barbosa SSP, Pitilin EB. Interface entre a música e a promoção da saúde da mulher. Rev Bras Promoç Saúde 2020 [citado em 5 jun 2020]; 33:9466. Disponível em: https://doi.org/10.5020/18061230.2019.9466. Acesso em 20.05.2020

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Souza, J. B., Heidemann, I. T. S. B., Bitencourt, J. V. O. V., Aguiar, D. C. M., Vendruscolo, C., & Vitalle, M. S. S. (2021). Enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professores. Revista De Enfermagem Da UFSM, 11, e12. https://doi.org/10.5902/2179769261363

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>