A música como prática de promoção da saúde na adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769230379

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Música, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos adolescentes participantes de um canto coral, acerca da utilização da música como instrumento para promover a saúde. Método: estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com oito adolescentes, integrantes de um canto coral, em Chapecó-SC. A coleta dos dados desenvolveu-se por meio do grupo focal com um roteiro de questões norteadoras, no primeiro semestre de 2017. A análise e interpretação dos dados foram realizadas por intermédio da análise de conteúdo. Resultados: os adolescentes conceituaram saúde como ter alimentação saudável, dormir, fazer exercícios físicos e relataram benefícios da participação no canto coral como relaxamento, integração social, melhora da timidez e diminuição da ansiedade. Considerações finais: a prática da música, por meio do canto coral, é capaz de promover a saúde, trazendo benefícios físicos, emocionais e sociais, cabendo à enfermagem o desafio de desbravar o caminho da música na promoção da saúde dos adolescentes. Descritores: Adolescente; Música; Promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 1999). Especialização em Enfermagem na Saúde da Família e Especialização em Metodologia do Ensino da Música. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2015), em pós doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na UFSC. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, atuando na coordenação e colaboração de projetos de pesquisa, extensão e cultura. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS). Já atuou como docente da UNIVALI, como regente de corais infantis e adultos, enfermeira da Estratégia Saúde da Família e já foi Secretária Municipal de Saúde. Tem experiência na área da Atenção Primária a Saúde, com ênfase na Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde e possibilidades para promover saúde na vivência do câncer, na agricultura familiar e na imigração; música como estratégia para promover a saúde; gestão pública; educação e saúde; maternidade.

Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Graduanda do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, campus Chapecó-SC. Presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) da UFFS. Secretária do Centro Acadêmico de Enfermagem Independente- CAEnf  Independente, da UFFS. Integrante do grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS). Participante do Projeto Rondon NER-UDESC nos anos de 2018 e 2019, como também do programa de extensão Fronteira em Movimento da UFFS no ano de 2018. Integrante nos projetos de pesquisa com visão da promoção da saúde através da música, promovendo saúde na agricultura familiar, como também projetos de extensão e cultura que envolvem promoção da saúde e a saúde coletiva.

Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Graduanda do curso de Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Participante do VER-SUS Foz do Rio Itajaí, no ano de 2018. Participante do Projeto RONDON, operação Encantos do Vale, no ano de 2018. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS). Bolsista do Projeto de Pesquisa intitulado: A música como instrumento de promoção da saúde: percepções de mulheres e homens integrantes do canto coral. Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva.

Angélica Zanettini, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó. Especialista em Cardiologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), através do programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS). Atualmente, Professora Substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, atuando na colaboração de projetos de pesquisa, extensão e cultura.

Ângela Urio, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2018). Residente em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFDG). Com experiências em pesquisa nas áreas de promoção da saúde e possibilidades para promover saúde na vivência do câncer, na agricultura familiar; música como estratégia para promover a saúde; educação em saúde; maternidade.

Tatiana Xirello, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Graduanda do Curso de Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS), do(a) Universidade Federal da Fronteira Sul.

Publicado

2019-07-17

Como Citar

Souza, J. B. de, Barbosa, S. dos S. P., Martins, E. L., Zanettini, A., Urio, Ângela, & Xirello, T. (2019). A música como prática de promoção da saúde na adolescência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e11. https://doi.org/10.5902/2179769230379

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.