Avaliação do conhecimento da caderneta da criança por acadêmicos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769287383Palavras-chave:
Saúde da Criança, Educação em Enfermagem, Conhecimento, Estudantes de EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. Método: estudo transversal, de natureza quantitativa, realizado por meio de questionário on-line entre junho e julho de 2023. Participaram 57 acadêmicos do 8º e 9º período do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública. A amostra foi por conveniência e análise dos dados descritiva, as duas perguntas abertas foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: o público foi composto majoritariamente por mulheres (89,5%) com idades entre 21 e 24 anos. A maioria (89,5%) estava envolvida em atividades extracurriculares. Todos conheciam a "Caderneta da Criança", 82,5% a utilizaram em atividades práticas, mas 59,6% apontaram que o ensino sobre seu preenchimento poderia ser melhorado. Conclusão: o conhecimento sobre a caderneta foi unânime entre os enfermeirandos, entretanto, eles sentem-se parcialmente preparados. Sugere-se investir na temática desde a graduação, visando o uso efetivo do instrumento.
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