Avaliação do conhecimento da caderneta da criança por acadêmicos de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769287383

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Educação em Enfermagem, Conhecimento, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. Método: estudo transversal, de natureza quantitativa, realizado por meio de questionário on-line entre junho e julho de 2023. Participaram 57 acadêmicos do 8º e 9º período do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública. A amostra foi por conveniência e análise dos dados descritiva, as duas perguntas abertas foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: o público foi composto majoritariamente por mulheres (89,5%) com idades entre 21 e 24 anos. A maioria (89,5%) estava envolvida em atividades extracurriculares. Todos conheciam a "Caderneta da Criança", 82,5% a utilizaram em atividades práticas, mas 59,6% apontaram que o ensino sobre seu preenchimento poderia ser melhorado. Conclusão: o conhecimento sobre a caderneta foi unânime entre os enfermeirandos, entretanto, eles sentem-se parcialmente preparados. Sugere-se investir na temática desde a graduação, visando o uso efetivo do instrumento.

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Biografia do Autor

Maianne Keyla Macário Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Campus Recife - PE. Participou como membro do grupo de pesquisa Assistir/Cuidar em Enfermagem, linha de pesquisa Desenvolvimento infantil na primeira infância, vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e como voluntária dos projetos de extensão HumanizaREM, Além-Muros e H-cessível vinculados ao Hospital das Clinicas-UFPE. Atuou como monitora na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso na Atenção Básica II. Foi pesquisadora voluntária e bolsista no programa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), em 2020/2021 e 2021/2022, respectivamente, ambos vinculados a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROSPESQI) - UFPE.

Clara Gomes Carvalho Silva de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Campus Recife - PE. Foi membro do grupo de pesquisa Assistir/Cuidar em Enfermagem, linha de pesquisa Desenvolvimento infantil na primeira infância, vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi monitora da disciplina Enfermagem em Situações de Urgência na Comunidade e foi voluntária do Projeto de Extensão O Caminho e do Projeto H-Cessível. Foi Pesquisadora bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (2020/2021) vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROSPESQI) - UFPE e foi Pesquisadora bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (2021/2022) vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Gabriela Cunha Schechtman Sette, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, a partir de 2010. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem UFPE (2017-2021). Foi Coordenadora da 3a oferta do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização Didático-Pedagógico para Educação em Enfermagem na modalidade a distância (2019-2020). Foi Vice-Chefe do Departamento de Enfermagem da UFPE (2015-2017). Foi Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFPE (2013/2014). Foi Coordenadora de Tutoria da 1a e da 2a turmas do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização Didático-Pedagógico para Educação em Enfermagem na modalidade a distância (2010-2014). Pós-Doutora pelo Centre for Health Service Studies na Universidade de Kent (Canterbury), Reino Unido (2014-2015). Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE (2010-2014). Enfermeira com prática profissional na pediatria clínica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP (2005-2010). Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE (2008-2010). Faz parte do Grupo de Pesquisa "Assistir/Cuidar em Enfermagem", desde o ano 2008.

Gabriella de Araújo Gama Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Mestra em Enfermagem (2017) e Enfermeira (2014) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente é Servidora Pública do Estado de Alagoas, lotada no Hospital da Criança - HC; Professora colaboradora no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área do Adulto e Idoso, do Hospital Universitário professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL; Professora dos cursos preparatórios para concursos e residências em enfermagem: Diretriz e Portal Concursos; pesquisadora dos grupos do CNPq: "Saúde Coletiva e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - UFPE" e "PROCUIDADO - UFAL"; e integrante dos projetos de extensão ?Cuidar dos Alunos de Enfermagem Através das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Contexto Pandêmico ao Retorno das Atividades Presenciais - UFPE? e "Cuid(a)ção - UFAL". Atuou como Professora Substituta Assistente A do Setor de Saúde Coletiva na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas EENF/UFAL no período de 2018 a 2020; Docente do Curso de Enfermagem no Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ no período de 2018 a 2020; Professora voluntária na Escola de Enfermagem e Farmácia ESENFAR/UFAL no ano de 2016 e como Enfermeira Residente pelo Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes HUPAA/UFAL no ano de 2017. Durante a vida acadêmica foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPq; Monitora Bolsista de Fundamentos de Enfermagem na disciplina de Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem I; e Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/VS.

Vilma Costa de Macêdo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem (2000), mestrado em Saúde Coletiva (2007) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem, tutora do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UFPE), Colaboradora nos Programas de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente. Membro do Comitê de Ética do Hospital das Clínicas da UFPE/EbSerh e da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN-Brasil). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção a Saúde e Linhas de cuidado, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança, avaliação em saúde, saúde coletiva, aleitamento materno e educação em saúde.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Lira, M. K. M., Azevedo, C. G. C. S. de, Sette, G. C. S., Ferreira, G. de A. G., & Macêdo, V. C. de. (2024). Avaliação do conhecimento da caderneta da criança por acadêmicos de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 14, e27. https://doi.org/10.5902/2179769287383

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