Reaproveitar e reciclar o papel: proposta de conscientização ambiental

Autores

  • Izabel Cristina Berger Grigoletto

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084616

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Reciclagem de papel, Educação Ambiental, Preservação Ambiental

Resumo

Esta pesquisa, realizada para a monografia de especialização, propõe amenizar o uso de papel em sala de aula, reaproveitar e reciclar o papel, como formas de conscientização da preservação ambiental junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer de São Miguel no município de Restinga Seca-RS no 4° ano, do turno da tarde e desenvolvida por mim, professora pedagoga Izabel Berger Grigoletto. Tem por objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem e economia de papel para a preservação ambiental e dentro desta perspectiva vem proferir informações em sala de aula sobre a importância da preservação ambiental; Incentivar a redução de gastos de papel na escola; Preservar o meio ambiente tendo como meta a reciclagem e o reaproveitamento. Portanto, faz-se necessário uma conscientização e busca de boas práticas de educação ambiental de como limitar, reaproveitar e reciclar o papel, tendo em vista, modificar a mudanças de hábitos em consumo exagerado de papel em sala de aula, além do desperdício e da falta de consciência humana na separação e reciclagem do papel. Com o aproveitamento de uma das salas de aula, juntamente com as carteiras e classes desta sala, foi preparado um cenário da oficina de reciclagem de papel usado em aula, onde se reuniram, profissionais da educação, educandos, pais de educandos e auxiliares, que além de assistir às práticas de reciclagem, também participaram deste processo, colaborando e aprendendo com esta atividade, possibilitando a uma experiência de cidadania concreta, colocando-se a favor do meio ambiente com o trabalho concebido a uma possibilidade de interação com o mundo para sua transformação. Pode-se verificar ainda, como resultado positivo, a oportunidade dada à comunidade, que com o aproveitamento de papel reciclado, permite a geração de renda extra e até mesmo abertura de mercado de trabalho para o setor papeleiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda. 7 ed. ver. E atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

BARBO, I. P. P. O despertar da consciência ambiental: um diagnóstico das práticas de educação ambiental formal no ensino público de Anápolis, Goiás. Dissertação de Mestrado. Anápolis, 2009, p. 161.

BEZERRA, A. L. Investigando ações de Educação Ambiental no Currículo Escolar / Lucimar Bezerra Araruna. – Rio de Janeiro: UFRJ/ CFCH, 2009. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de PósGraduação em Educação, 2009.

BRANCO, S. Educação Ambiental: metodologia e prática de ensino. Rio de Janeiro: Dunya, 2003.

BRANDÃO, M. L., Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu 1995

BRITTO, C. Educação e Gestão Ambiental. Salvador: Ministério do Meio Ambiente, 2000.

CARVALHO, I. A Invenção ecológica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.

CRUZ, M. C. R. A. A Implantação de um programa de conscientização ambiental: um estudo de caso no Santander Banespa. V I I S E M E A D. 2003. p. 3-12.

CURRIE, K. Meio Ambiente: Interdisciplinaridade na prática. Campinas-SP, Papirus, 2000.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas, Sp: Papirus, 1995 (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico. 1995.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003.

JACOBI, P. Políticas sociais e ampliação da cidadania. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2000.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. D.O.U. de 28.4.1999.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social: Questões da Nossa Época. São Paulo: 3 ed. Cortez, 1995.

TAVOLARO, S. B. F. A Questão Ambiental: sustentabilidade e políticas públicas no Brasil. Ambient. soc., Campinas, n. 5, Dec. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo>. Acessado em 22 de Outubro de 2010.

ZULAUF, W. E. O meio ambiente e o futuro. Estud. av., São Paulo, v. 14, n. 39, Aug. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo>. Acessado em 26 de Outubro de 2010.

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Grigoletto, I. C. B. (2012). Reaproveitar e reciclar o papel: proposta de conscientização ambiental. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1414–1422. https://doi.org/10.5902/223613084616

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.