Reações dos visitantes mediante os recintos dos felinos em um zoológico no sul do Brasil

Autores/as

  • Cláudia Regina Bosa Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR
  • Lenon de Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613087223

Palabras clave:

Comportamento, Educação Ambiental, Felinos, Zoológico, Animais em Cativeiro

Resumen

Com o objetivo de melhorar a qualidade das visitas no Zoológico Municipal de Curitiba este trabalho propôs realizar observações nos recintos dos felinos por meio das seguintes ações: caracterização do público visitante, elaboração de atividades educativas e observação das reações comportamentais. Os visitantes foram observados sem inferência direta com relação às atitudes frente ao recinto dos felinos e também com relação ao comportamento diante das atividades expostas. As reações foram anotadas em ficha própria. Os seguintes resultados foram obtidos: adultos acompanhados por crianças permaneceram mais tempo em frente aos recintos, homens demonstraram interesse e curiosidade sobre os animais, mulheres apresentaram atitudes de curiosidade e admiração, homens e mulheres realizaram as atividades em Educação Ambiental propostas. As atividades autoexplicativas foram as que obtiveram melhores resultados. Diante dos resultados obtidos constatou-se que o público visitante teve boa aceitação frente às atividades de Educação Ambiental realizadas, denotando a necessidade de implantação dessa prática neste zoológico.

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Biografía del autor/a

Cláudia Regina Bosa, Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR

Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba, mestre em Zoologia- UFPR, Professora e orientadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUC/PR. Doutoranda em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR

Lenon de Oliveira Araújo

Licenciado em Ciências Biológicas.

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Publicado

2013-01-13

Cómo citar

Bosa, C. R., & Araújo, L. de O. (2013). Reações dos visitantes mediante os recintos dos felinos em um zoológico no sul do Brasil. Revista Monografias Ambientais, 10(10), 2288–2301. https://doi.org/10.5902/223613087223

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