A educação do campo e a interdisciplinaridade: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820644Palabras clave:
Escola do campo, Interdisciplinaridade, ProjetoResumen
O presente artigo trata das dificuldades encontradas por educadores da Educação Básica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas, de São Gabriel/RS, para aplicar a interdisciplinaridade em sala de aula, bem como tal fato tem se tornado cada vez mais um desafio à carreira docente. Trata-se de uma pesquisa básica de cunho explicativo que envolveu a aplicação de questionários para os docentes do Ensino Fundamental II e contou com uma atividade interventiva cujos objetivos eram identificar o nível de conhecimento do corpo docente, sobre a Interdisciplinaridade; proporcionar fundamentação teórica e auxiliar na elaboração um projeto didático interdisciplinar que atendesse as necessidades específicas dos discentes da escola do campo. Os resultados obtidos mostraram que o currículo desenvolvido segue os princípios das escolas urbanas, não se adequando às peculiaridades da escola do campo. Quanto à interdisciplinaridade, o corpo docente necessita de mais formação teórica quanto ao assunto estando todos dispostos a re (significar) sua prática em busca de uma pedagogia interdisciplinar.
Descargas
Citas
BRASIL: Constituição da República Federativa do Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº. 9.394/96
BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2002.
DESCARTES, R. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus, 1978.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4.ed. Campinas: Papirus, 1999.
FAZENDA, Ivani. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.
FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do Campo: um olhar histórico, uma realidade concreta Disponível em: www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/.../1/413_ 546_publipg.pdf. Acesso em: 23 julho 2015.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JANTSCH, Ari P.; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.
MACEDO, Lino de. Do Impossível ao Necessário. Revista Pátio, Ano V. Março/maio 2013.
MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Qual é a questão? Avanços e Desafios na Construção da Educação do Campo. Disponível em: emaberto.inep.gov.br/inex.php/emaberto/ article/view/2652/1824. Acesso em: 22 julho 2015.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002b.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 12.ed. Campinas: Papirus, 2007.
SILVA, Delcio Barros da. A interdisciplinaridade ao alcance da escola. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/01_01/DelcioLC5.htm. Acesso em: 20 julho 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.