A educação do campo e a interdisciplinaridade: desafios e possibilidades

Autores/as

  • Luiz Felipe Ribeiro Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Berenice Bueno Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820644

Palabras clave:

Escola do campo, Interdisciplinaridade, Projeto

Resumen

O presente artigo trata das dificuldades encontradas por educadores da Educação Básica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas, de São Gabriel/RS, para aplicar a interdisciplinaridade em sala de aula, bem como tal fato tem se tornado cada vez mais um desafio à carreira docente.  Trata-se de uma pesquisa básica de cunho explicativo que envolveu a aplicação de questionários para os docentes do Ensino Fundamental II e contou com uma atividade interventiva cujos objetivos eram identificar o nível de conhecimento do corpo docente, sobre a Interdisciplinaridade; proporcionar fundamentação teórica e auxiliar na elaboração um projeto didático interdisciplinar que atendesse as necessidades específicas dos discentes da escola do campo. Os resultados obtidos mostraram que o currículo desenvolvido segue os princípios das escolas urbanas, não se adequando às peculiaridades da escola do campo. Quanto à interdisciplinaridade, o corpo docente necessita de mais formação teórica quanto ao assunto estando todos dispostos a re (significar) sua prática em busca de uma pedagogia interdisciplinar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Felipe Ribeiro, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Bacharel em Gestão Ambiental pela UNIPAMPA, Campus de São Gabriel/RS. Pós-graduado em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Berenice Bueno, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Docente no curso de Ciências Biológicas da UNIPAMPA, Campus de São Gabriel/RS.

Citas

BRASIL: Constituição da República Federativa do Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº. 9.394/96

BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2002.

DESCARTES, R. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus, 1978.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4.ed. Campinas: Papirus, 1999.

FAZENDA, Ivani. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.

FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do Campo: um olhar histórico, uma realidade concreta Disponível em: www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/.../1/413_ 546_publipg.pdf. Acesso em: 23 julho 2015.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JANTSCH, Ari P.; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.

MACEDO, Lino de. Do Impossível ao Necessário. Revista Pátio, Ano V. Março/maio 2013.

MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Qual é a questão? Avanços e Desafios na Construção da Educação do Campo. Disponível em: emaberto.inep.gov.br/inex.php/emaberto/ article/view/2652/1824. Acesso em: 22 julho 2015.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002b.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 12.ed. Campinas: Papirus, 2007.

SILVA, Delcio Barros da. A interdisciplinaridade ao alcance da escola. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/01_01/DelcioLC5.htm. Acesso em: 20 julho 2015.

Publicado

2015-12-07

Cómo citar

Ribeiro, L. F., & Bueno, B. (2015). A educação do campo e a interdisciplinaridade: desafios e possibilidades. Revista Monografias Ambientais, 14, 121–130. https://doi.org/10.5902/2236130820644