(Des)Liga esse celular, moleque! Smartphone como minilaboratório no ensino de Ciências

Autores/as

  • Márcio Delmondes da Rocha Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Edson Gomes Evangelista Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Nadja Gomes Machado Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820435

Palabras clave:

Ferramenta pedagógica, Aprendizagem significativa, Tecnologias das comunicações móveis

Resumen

A literatura científica tem apresentado significativo número de publicações sobre a utilização de recursos tecnológicos como tablets e smartphones no ensino de ciências. São bastante positivos os relatos de experiências que buscam tornar o ensino de ciências mais atrativo, desenvolvendo métodos diferenciados, praticados pela maioria dos educadores, tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico. Além das diversas experiências relatadas, as organizações, como a UNESCO, têm incentivado ações nessa perspectiva e têm divulgado documentos ostentativos.  No entanto muitas escolas ainda compreendem essas tecnologias como um adversário, subestimando-as, desconsiderando seu grande potencial em serem utilizadas como ferramenta pedagógica. É possível fazer destes dispositivos um minilaboratório de experimentos científicos, que além de potencializar a aprendizagem significativa, transforma a experiência em um mecanismo que leva a reflexão do construído, integra o ensino de Ciências ao cotidiano dos estudantes, interagindo a aprendizagem com a realidade dos alunos. As tecnologias das comunicações móveis, smartphone e seus derivados, fazem parte da identidade cultural dos estudantes e possibilitam aos alunos desenvolver suas próprias experiências científicas de maneira autônoma, levando o conhecimento construído em sala de aula ao exterior do meio escolar, permitindo a disseminação de seu aprendizado, bem como a divulgação de suas experiências nas redes sociais, tornando possível ao aluno aprender e ensinar ao mesmo tempo. O objetivo deste trabalho é ensinar conteúdos de ciências utilizando como ferramenta o smatphone/tablet como laboratório didático de forma a obter aprendizagens significativas.

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Publicado

2015-11-13

Cómo citar

Rocha, M. D. da, Evangelista, E. G., Machado, N. G., & Mello, G. J. (2015). (Des)Liga esse celular, moleque! Smartphone como minilaboratório no ensino de Ciências. Revista Monografias Ambientais, 14, 41–52. https://doi.org/10.5902/2236130820435

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