Lícitas e ilícitas: as drogas como temática no Ensino de Ciências

Autores

  • Vania Cardoso Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Ricardo Douglas de Souza Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Edward Bertholine de Castro Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Eduardo Ribeiro Mueller Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, MT
  • Geison Jader Mello Núcleo de Jaciara, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus São Vicente, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820433

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Escola, Substâncias Psicoativas

Resumo

A prevenção ao uso de drogas é uma importante ação que pode ocorrer junto ao ensino de ciências e saúde no ensino fundamental.  Os estudantes por vezes, estão sujeitos a um possível início ao consumo de drogas pelo desejo de inserção a um grupo e por estarem expostos a um grande numero de usuários; assim, acredita-se que ações preventivas podem ser mais eficazes do que o tratamento de viciados. Desta forma, o presente trabalho visa relatar ações de prevenção de drogas na escola, com alunos da turma 8º ano matutino da Escola Estadual Antônio José de Lima, cujo tema foi Prevenção de Drogas. Para tanto, foram trabalhados conteúdos que condizem com a realidade dos estudantes, aplicando questionário de sondagem, aula teórica, dinâmica, questionário de avaliação, e por fim proposto a confecção de um produto educacional que se materializou através de um site alimentado pelos próprios estudantes, com informações sobre prevenção ao uso de drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Cardoso, Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT

Núcleo Avançado de Jaciara, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus São Vicente, Jaciara, MT

 

Referências

ALMEIDA, F. J. Paulo Freire. Revista Folha Explica, v.81, .n.1, p.1-10, 2009.

ANTON, D. M. Drogas, Conhecer e educar para prevenir.1. ed. São Paulo: Scipione, 2000. 151p.

ARALDI, J. C.; NJAINE, K.; OLIVEIRA, M. C. GHIZONI, A. C. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Revista Interface (Botucatu) vol.16, n.40, pp. 135-148, 2012.

ÁVILA, M. T. P. A função educativa na prevenção do consumo abusivo de drogas. In: MEYER, Dagmar E. Estermann (org.). Saúde na Escola. Porto Alegre: Mediação, 1998.

BOENTE, A.; B., G. Metodologia científica contemporânea. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF; 2001

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC, 1998.

CASTRO, M. L.; CUNHA, S. S; SOUZA, D. P. O. Comportamento de violência e fatores associados entre estudantes de Barra do Garças, MT. Revista de Saúde Pública, v.45, n.6, p.1054-1061, 2011.

CFP - Conselho Federal de Psicologia. Drogas, Direitos Humanos e Laço Social. Brasília: CFP, 2013. 160p.

DIEHL, A., A. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FERREIRA, T. C. D. et al. Percepções e atitudes de professores de escolas públicas e privadas perante o tema drogas. Revista Interface (Botucatu), v.14, n.34, pp. 551-562, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 54p.

GIACOMOZZI, A. I. et al. Levantamento sobre uso de álcool e outras drogas e vulnerabilidades relacionadas de estudantes de escolas públicas participantes do programa saúde do escolar/saúde e prevenção nas escolas no município de Florianópolis. Saúde e Sociedade, v.21, n.3, p. 612-622, 2012.

LORDELLLO, J. Como conviver com a violência: álcool e violência. São Paulo: Moderna, p. 229, 1998.

LYNSKEY, M. T.; Fergusson, D. M.; HOORWOOD, L. J. The origins of the correlation between tobacco, alcohol, and cannabis use during adolescence. Journal of Children Psychology. Psychiatry, v. 39, p. 995-1005, 1999.

MALTA, D C. et al. Família e proteção ao uso de tabaco, álcool e drogas em adolescentes, Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.14, supl.1, p.166-177, 2011.

MALTA, D. C. et al. Prevalência do consumo de álcool e drogas entre adolescentes: análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.14, suppl.1, pp. 136-146, 2011.

MASUR, J.; MONTEIRO, M. G. Validation of the ¨CAGE¨ alcoholism screening test in a Brazilian psychiatric inpatient hospital setting. Brazilian Journal Medicine and Biology Reserch, v. 16, p. 215-8, 1983.

MELLO, G. J. Ensino de Física na Amazônia Legal: Experiência na Escola do Campo. São Paulo-SP: Editora Baraúna SE Ltda., 2011. 122p.

MELLO, G. J., SANTOS, V. M. P., PAZ, R. C. R. Física Ambiental e Educação do Campo: Experiência em Ensino Significativo na Amazônia Legal. Revista Pedagogia em Foco, v.7, p.126 - 144, 2012.

MOON, D. G.; HECHT, M. L.; JACKSON, K. M.; SPELLERS, R. E. Ethnic and gender differences and similarities in adolescent drug use and refusals of drug offers. Subst. Use Misuse, v. 34, p.1059-83, 1999.

NUNES, E. A.; BRANDÃO, E. R. M.; PASSOS, E. S. Educação em saúde promovendo mudanças no âmbito escolar – relato de experiência. An Congr Bras Med Fam Comunidade, Belém, Maio; 12:564, 2013.

PAVANI, R. A. B.; SILVA, E. F.; MORAES, M. S. Avaliação da informação sobre drogas e sua relação com o consumo de substâncias entre escolares. Revista Brasileira Epidemiologia, v.12, n.2, pp. 204-216, 2009.

PINSKY I., BESSA, M. A. Adolescência e drogas. 2. ed. São Paulo, 2006.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUCIMEIRA- MT. Secretaria de Educação Cultura e Desporto de Jucimeira MT. Projeto político pedagógico Escola Estadual Antonio Jose de Lima. 2012.

SANTOS, R. M. S. Prevenção de droga escola: uma abordagem psicodramática. Campinas: Papirus, 1997.

SOARES, C. B.; JACOBI, P. R. Adolescente, Drogas e Aids: avaliação de um programa de prevenção escolar. Cadernos de Pesquisa, n.109, p.213-237, Março/2000.

STRECK, D. R. Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico. Revista Educação e Sociedade, v.30, n.107, p.539-560, 2009

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Cardoso, V., Souza, R. D. de, Castro, E. B. de, Mueller, E. R., & Mello, G. J. (2015). Lícitas e ilícitas: as drogas como temática no Ensino de Ciências. Revista Monografias Ambientais, 14, 10–22. https://doi.org/10.5902/2236130820433

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)