Meio ambiente e o ensino de dilatação térmica na perspectiva de um grupo de professores de Física do ensino médio

Autores

  • Lidiane Araújo Matias Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, Rondonópolis, MT
  • Frederico Ayres de Oliveira Neto Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820460

Palavras-chave:

Ensino de física, Dilatação térmica, Professores

Resumo

A abordagem teórica da termodinâmica juntamente com sua contextualização proporciona uma melhor compreensão dos fenômenos do dia a dia. Da mesma forma, as conexões da termodinâmica com os processos do meio ambiente proporcionam para os estudantes uma melhor compreensão dos conceitos e uma abordagem interdisciplinar. Dentre os diversos tópicos ensinados em Física no Ensino Médio, a dilatação térmica é um conteúdo no qual os estudantes e professores sem licenciatura em Física apresentam dificuldades. Desta forma, o presente trabalho faz parte de um estudo sobre o ensino de dilatação térmica, tendo como principal objetivo conhecer a perspectiva de um grupo de professores de física sobre o assunto, possibilitando a compreensão de quais conceitos relacionados a esse tema que mais apresentam problemas de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi aplicado um questionário a um grupo formado por cinco professores de física, com o objetivo de conhecer a perspectiva desses professores sobre o ensino, levando em consideração que o ensino de física deve tornar os estudantes capazes de entender, participar e intervir nas situações que o cercam.

Downloads

Referências

ARRUDA, P. H. Z. Aplicações dos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica como instrumentos facilitadores do ensino de termodinâmica em Física Ambiental. Cuiabá, 2009. 100f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Física Ambiental, Universidade Federal de Mato Grosso.

BEN-DOV, Y. Convite à Física. Traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996. Tradução de: Invitation à la physique.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.

CARVALHO JUNIOR, G. D. Aula de Física: do planejamento à avaliação. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

FELDMANN, M. G. Formação de professores e cotidiano escolar. In: FELDMANN, Marina Graziela (org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, 2009.

GASPAR, A. Atividades experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

MELLO, G. J. ; SANTOS, V. M. P. ; PAZ, R. C. R. . Física ambiental e educação do campo: experiência em ensino significativo na Amazônia Legal. Revista Pedagogia em Foco, v. 7, p. 126-144, 2012.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. Versão revisada e estendida de conferencia proferida no III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa, 2000. Publicada nas Atas desse Encontro, pág. 33-45, com o título original de Aprendizagem significativa subversiva.

MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MUELLER, E. R.; MELLO, G. J.; OLIVEIRA, V. S. Ensino de ciências e matemática na Amazônia Legal: o processo de definição dos conceitos da abordagem na educação do campo. Universitas Humanas, v. 9, n. 1, p. 31-40, 2012.

PRODAV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo, RS: FEEVALE, 2013.

VILLATORRE, A. M.; HIGA, I.; TYCHANOWICZ, S. D. Didática e Avaliação em Física. São Paulo: Saraiva, 2009.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Matias, L. A., Oliveira Neto, F. A. de, & Mello, G. J. (2015). Meio ambiente e o ensino de dilatação térmica na perspectiva de um grupo de professores de Física do ensino médio. Revista Monografias Ambientais, 14, 236–242. https://doi.org/10.5902/2236130820460

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)