Meio ambiente e o ensino de dilatação térmica na perspectiva de um grupo de professores de Física do ensino médio

Autores/as

  • Lidiane Araújo Matias Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, Rondonópolis, MT
  • Frederico Ayres de Oliveira Neto Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820460

Palabras clave:

Ensino de física, Dilatação térmica, Professores

Resumen

A abordagem teórica da termodinâmica juntamente com sua contextualização proporciona uma melhor compreensão dos fenômenos do dia a dia. Da mesma forma, as conexões da termodinâmica com os processos do meio ambiente proporcionam para os estudantes uma melhor compreensão dos conceitos e uma abordagem interdisciplinar. Dentre os diversos tópicos ensinados em Física no Ensino Médio, a dilatação térmica é um conteúdo no qual os estudantes e professores sem licenciatura em Física apresentam dificuldades. Desta forma, o presente trabalho faz parte de um estudo sobre o ensino de dilatação térmica, tendo como principal objetivo conhecer a perspectiva de um grupo de professores de física sobre o assunto, possibilitando a compreensão de quais conceitos relacionados a esse tema que mais apresentam problemas de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi aplicado um questionário a um grupo formado por cinco professores de física, com o objetivo de conhecer a perspectiva desses professores sobre o ensino, levando em consideração que o ensino de física deve tornar os estudantes capazes de entender, participar e intervir nas situações que o cercam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARRUDA, P. H. Z. Aplicações dos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica como instrumentos facilitadores do ensino de termodinâmica em Física Ambiental. Cuiabá, 2009. 100f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Física Ambiental, Universidade Federal de Mato Grosso.

BEN-DOV, Y. Convite à Física. Traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996. Tradução de: Invitation à la physique.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.

CARVALHO JUNIOR, G. D. Aula de Física: do planejamento à avaliação. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

FELDMANN, M. G. Formação de professores e cotidiano escolar. In: FELDMANN, Marina Graziela (org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, 2009.

GASPAR, A. Atividades experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

MELLO, G. J. ; SANTOS, V. M. P. ; PAZ, R. C. R. . Física ambiental e educação do campo: experiência em ensino significativo na Amazônia Legal. Revista Pedagogia em Foco, v. 7, p. 126-144, 2012.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. Versão revisada e estendida de conferencia proferida no III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa, 2000. Publicada nas Atas desse Encontro, pág. 33-45, com o título original de Aprendizagem significativa subversiva.

MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MUELLER, E. R.; MELLO, G. J.; OLIVEIRA, V. S. Ensino de ciências e matemática na Amazônia Legal: o processo de definição dos conceitos da abordagem na educação do campo. Universitas Humanas, v. 9, n. 1, p. 31-40, 2012.

PRODAV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo, RS: FEEVALE, 2013.

VILLATORRE, A. M.; HIGA, I.; TYCHANOWICZ, S. D. Didática e Avaliação em Física. São Paulo: Saraiva, 2009.

Publicado

2015-11-19

Cómo citar

Matias, L. A., Oliveira Neto, F. A. de, & Mello, G. J. (2015). Meio ambiente e o ensino de dilatação térmica na perspectiva de um grupo de professores de Física do ensino médio. Revista Monografias Ambientais, 14, 236–242. https://doi.org/10.5902/2236130820460

Artículos más leídos del mismo autor/a