A inserção da Educação Ambiental no currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819893

Palavras-chave:

Currículo, Educação Ambiental, Escola

Resumo

A escola pode constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. O principal objetivo deste artigo é analisar a EA sob a perspectiva do currículo escolar, buscando mostrar como a EA tem sido inserida no currículo das escolas brasileiras. A metodologia de pesquisa se baseou na coleta de dados secundários por meio da seleção de 38 documentos (artigos científicos, publicações acadêmicas e livros didáticos). A adoção de questionários se revelou como a principal metodologia de trabalho. Com relação às ações executadas, percebeu-se que a EA acontece mediante projetos, disciplinas afins, iniciativa individual do professor ou interdisciplinarmente. A pesquisa permitiu mostrar quais as ações de EA são desenvolvidas nas escolas brasileiras, evidenciando a forma como acontece a inserção desta temática no currículo. Além de considerar que os projetos seguidos da inserção, por meio de disciplinas afins, são ainda os principais mecanismos de desenvolvimento da EA no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gomes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, BA

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2014).

Crisliane Aparecida Pereira Santos, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, BA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2001), Mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2014).

Referências

ABREU, D. G., CAMPOS, M. L. A. M., AGUILAR, M. B. R. Educação Ambiental nas escolas da região de Ribeirão Preto (SP): concepções orientadoras da prática docente e reflexões sobre a formação inicial de professores de química. Revista Química Nova, v.31, n. 3, p. 688-693, 2008.

ABREU G. G., RODRIGUES, M. A. O tratamento de Educação Ambiental nas escolas públicas e privadas: um estudo de caso nas escolas do ensino fundamental da cidade de Uruçuí-PI. Enciclopédia Biosfera, v.9, n.16, p. 2371-2384, 2013.

ALMEIDA, O. S., MACEDO, D. F., SANTOS, V. C., ANJOS, K. F. Educação Ambiental e a prática educativa: estudo em uma escola estadual de Divisa Alegre-MG. Revista Metáfora Educacional, n.13, p. 156-173, 2012.

BARBOSA, A. P. S. Ambiente e Educação: concepções e práticas dos educadores nas escolas municipais de Colinas do Tocantins – TO [Dissertação]. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2009. 110 p.

BEANE, J. A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo Sem Fronteiras, v.3, n.2, p. 91-110, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Temas Transversais. Brasília (BRASIL): MEC, 1998. 436 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Parâmetros em Ação Meio Ambiente na Escola. Brasília (BRASIL): MEC, 2001. 426 p.

BONOTTO, D. M. B. Formação docente em Educação Ambiental utilizando técnicas proletivas. Paidéia, v.15, n.32, p. 433 - 440, 2005.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, M., CARVALHO, I. C. M. (orgs). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed; 2005. p. 51-63.

CALDEIRA, C. S., NUNES, A. L. R, MORALES, A. G. Mapeamento de projetos de Educação Ambiental do ensino fundamental; 2012: IX Anped Sul, 2012.

CAMELO, A. N. B. Educação Ambiental no ensino fundamental: um estudo de caso na escola de ensino fundamental John Kennedy em Guarabira/ PB [Monografia] Guarabira: Universidade Estadual da Paraíba; 2011.

CUBA, M. A. Educação ambiental nas escolas. ECCOM, v. 1, n.2, p.23-31, 2010.

FRANÇA, P. A. R., GUIMARÃES, M. G. V. A Educação Ambiental nas escolas municipais de Manaus (AM): um estudo de caso a partir da percepção dos discentes. Revista monografias ambientais, v.14, n.2, p. 3128-3138, 2014.

FERREIRA, C. F. B. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas de educação ambiental [Dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2010. 105 p.

GALLO, S. Transversalidade e meio ambiente. 2001: Ciclo de palestras sobre o meio ambiente, 2001.

JACOBI, P. Educar na sociedade de risco: o desafio de construir alternativas. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2007.

KUSMAN, R. A, ROSA, M. A. A Educação Ambiental no currículo: percepção dos professores das séries iniciais; 2013: XIV EPEA, 2013.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 1 ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2001.

LIMA, W. Aprendizagem e classificação social: um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação, v. 3, n.1, p. 29-55, 2004.

LÔBO, K. O. Ações pedagógicas e concepções sobre Educação Ambiental: um estudo de caso [Dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2013. 113 p.

LOCATELLI, O. C., HENDGES, C. D. A. Educação Ambiental na perspectiva de um currículo interdisciplinar. Cadernos do CEOM, v. 21, n.29, p. 231-242, 2005.

MACEDO, E. F. Os Temas Transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Química Nova na Escola, n.8, p. 23-27, 1998.

MAFRA, A. I. A formação em Educação Ambiental no município de Navegantes – SC: entre o desejável e o possível [Dissertação]. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí; 2010. 120 p.

MEDEIROS, R. C. R., VALENTE, G. S. C. A prática docente reflexiva baseada no currículo integrado: uma questão de competências. Revista Ibero-americana de Educação, n. 54, p.1-9, 2010.

OLIVEIRA, H. M. A. Perspectiva dos educadores sobre o meio ambiente e a educação ambiental [Monografia). Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2005.

OLIVEIRA, H. T. Ponto de partida: nebulosas à vista! In: MELLO, S. S, TRAJBER, R. (orgs.) Vamos cuidar do Brasil. Brasília: Ministério da Educação; 2007.

PÁDUA, S., TABANEZ, M. Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. 1 ed. São Paulo: Ipê, 1998.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 6 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

REIS, A.D. Educação Ambiental e práticas no ensino fundamental na escola estadual Dr. Mário Chermont [Monografia]. Belém: Universidade Federal do Pará, 2013. 48 p.

ROSSI, S. Q, LEAL, M. C. Entre projetos, disciplinas e outras modalidades: algumas reflexões em Educação Ambiental; 2012: XII ENPEC, 2012.

SANTOS, C. P. A Educação Ambiental – um estudo de caso no município de Vitória da Conquista – BA [Dissertação]. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz; 2007. 115 p.

SILVA, A. S. A. A prática pedagógica da Educação Ambiental: um estudo de caso sobre o colégio Militar de Brasília [Dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 2008.112 p.

SOUZA, R. M, SANTOS, M. M. Análise da prática pedagógica em Educação Ambiental no contexto de escola rural em Itaporanga DÁjuda – SE. Revista Vitas, n. 2, p. 1-17, 2012.

TRAJBER, R., MENDONÇA, P. R. O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; 2007.

TEIXEIRA, L. A, TALAMONI, J. L. B. A relação teoria e prática e a Educação Ambiental na escola: pensando a formação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica; 2012: XVI ENDIPE, 2012.

VASCONCELOS, P. A. S. Educação Ambiental e a química licenciatura: as concepções de professores. Revista monografias ambientais, v. 11, n.11 p. 2455-2464, 2013.

VENDRUSCULO, G. S., CONFORTI, A. C., MANICA, K., ARESI, D. Concepção e práticas de professores sobre a Educação Ambientais em escolas públicas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 30, n.2, p. 49-63, 2013.

VIRGENS, R. A. A. Educação Ambiental no ambiente escolar [Monografia]. Brasília: Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás; 2011. 26 p.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

Santos, A. G. dos, & Santos, C. A. P. (2016). A inserção da Educação Ambiental no currículo escolar. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 369–380. https://doi.org/10.5902/2236130819893

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.