Projeto Cuca: estratégia de conservação junto a comunidade de entorno ao parque estadual da Cantareira-São Paulo-Brasil

Autores

  • Aleksandra Furtado Mendes Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084289

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Comunidade, Unidade de Conservação

Resumo

O Parque Estadual da Cantareira (PEC) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada através do decreto nº 41.626/63, atualmente gerenciado pela Fundação Florestal órgão vinculado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Possui 7.916,52 hectares e abrange parte dos municípios de São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica, rico em mananciais e que abriga diversas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. Por estar inserido em uma das maiores metrópoles urbanas do mundo sofre com as pressões provenientes de uma sociedade em expansão como: a ocupação urbana desordenada, despejos irregulares de lixo, caça predatória, incêndios e invasões de moradores do entorno para as mais diversas finalidades, que colocam em risco a integridade da Unidade prejudicando assim nosso objetivo maior que é o de conservar os recursos naturais oferecidos pelo PEC para as atuais e futuras gerações. A fim de minimizar a degradação o PEC elaborou o Projeto Cuca, uma estratégia de Conservação que vem agindo na comunidade de seu entorno através de parcerias com as associações de bairro e diversos atores da comunidade desenvolvendo atividades de sensibilização e mobilização ambiental e assim a conseqüente conservação desta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleksandra Furtado Mendes, Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, SP

O PArque Estadual da Cantareira é uma Unidade de Conservação gerenciada pela Fundação florestal que por sua vezs é vinculado a Secretaria de Estado e Meio Ambiente. Possui um Programa de Uso Público que comumente desenvolve trabalhos e pesquisas cientificas na área de Educação. Desenvolve diversas atividades de educação ambiental que tem como finalidade auxiliar na conservação e proteção do Parque.

Referências

ÁVILA, C.M.Gestão de Projetos Sociais. In: Cury, T.C.H. Elaboração de Projetos Sociais. AAPCS,1999. p. 36-56.

CAPRA, F. A teia da vida – Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. Editora CultrixLtda, 1996.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Populacional. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/calendario.shtm. Acesso em: 10 jan 2011.

INTITUTO FLORESTAL. Plano de Manejo: Parque Estadual da Cantareira. São Paulo, 1976.

FUNDAÇÃO FLORESTAL. Plano de Manejo: Parque Estadual da Cantareira. São Paulo, 2009.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus,1995. 107 p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

PÁDUA, S.M.; TABANEZ, M.F.; SOUZA, M.G. A abordagem participativana educação para a conservação da natureza.In:CULLEN, JR.; L.RUDRAN,R.; VALLADARES-PÁDUA, C.(Org). Métodos de estudo em biologia da conservação e manejo da vida silvestre.Curitiba: Universidade Federal do Paraná; Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2003.

PIMENTEL, D. S. Os “parques de papel” e o papel social dos Parques. Dissertação (Doutorado) – Escola

Superior de Agricultura. Universidade de São Paulo, 2008.

VENDRAMETTO, L.P. Educação Ambiental em Unidades de Conservação: Um estudo de caso na área de proteção ambiental de Sousas e Joaquim Egidio. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.Universidade de São Paulo, 2004.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras. Disponível em:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/. Acesso em: 10 jan 2011.

VITIELLO, M. A. Educação e Participação em Áreas Naturais Protegidas – Caminhos e Obstáculos no Parque Estadual da Cantareira (SP). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação e Geografia Humana. Universidade de São Paulo, 2003.

PIVELLI, S. R. P. Análise do Potencial Pedagógico de Espaços Não Formais de Ensino para o desenvolvimento da biodiversidade e sua conservação. Dissertação(Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Mendes, A. F. (2012). Projeto Cuca: estratégia de conservação junto a comunidade de entorno ao parque estadual da Cantareira-São Paulo-Brasil. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1145–1156. https://doi.org/10.5902/223613084289

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.