Produção de um portal educacional para ensinar e aprender conceitos sobre ambiente e radiações na Educação Básica

Autores

  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Maristela Luisa Stolz Brizzi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Damaris Kirsch Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Dionísio Link Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082289

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pesquisa Participante, Relação Teoria e Prática

Resumo

Este trabalho procura verificar os efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental na escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. Destarte, pretende-se desenvolver os seguintes objetivos específicos: discorrer a respeito das concepções de Educação Ambiental defendidas pelos gestores brasileiros; descrever o contexto histórico/social que contribuiu para que a escola optasse pelo uso da metodologia da pesquisa participante e apresentar a visão dos professores que participaram da elaboração do Projeto Político Pedagógico a respeito dos efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A pesquisa realizou-se através do método bibliográfico qualitativo. A investigação demonstrou que há uma enorme distância entre o discurso pedagógico e a prática educacional e que mudanças significativas na educação, necessitam do apoio estrutural e financeiro dos gestores. Por outro lado, constatou-se que houve alguns avanços no cotidiano da escola investigada, como por exemplo: a compreensão do conceito de educação ambiental como interdisciplinar, a compreensão da necessidade de se contribuir com a construção da cidadania, a constatação da importância de se conhecer a realidade do aluno, a compreensão da necessidade de contextualizar problemas locais e tentar resolvê-los, a percepção da importância do professor tornarse pesquisador, o destaque às metodologias participativas, à avaliação por parecer descritivo e o fatodas disciplinas terem o mesmo tempo no currículo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

DAL MORO, Selina Maria. O prometido e o realizado: da construção à realização da Constituinte escolar. Disponível em:http://www.isecure.com.br/anpae/410.pdf. Acesso em: 12 set. de 2009.

FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.) Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação

Ambiental, 2005.

JACOBI, Pedro Roberto; TRISTÃO, Martha; GONÇALVES, Maria Isabel Correa Franco. A Função social da Educação Ambientais nas práticas colaborativas: Participação e engajamento. Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 63-79, jan./abr. 2009.

LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Brasília:

Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação, emancipação e sustentabilidade: em de uma pedagogia libertadora para a defesa ambiental educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação

Ambiental; Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

QUINTAS, José Silva. Educação no processo de gestão ambiental: uma de educação ambiental transformadora e proposta emancipatória. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental;

Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

SANTIAGO, Anna Rosa. “Projeto Político-Pedagógico: Escola Básica e a Crise de Paradigmas”. In: Conferência Nacional de Educação para Todos. Anais. Brasília: MEC/SEF, 1994.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

TOURAINE, Alain. A crítica da modernidade. Petrópolis – RJ: Vozes, 1994.

TOZONI – REIS, Marilia Freitas e Campos (org). A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume, 2007.

VIÉGA, Aline. Complexidade: uma palavra com muitos sentidos. In: FERRAROJUNIOR, L. A. (Coord.) Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

Downloads

Publicado

2010-11-24

Como Citar

Nishijima, T., Brizzi, M. L. S., Pinheiro, D. K., & Link, D. (2010). Produção de um portal educacional para ensinar e aprender conceitos sobre ambiente e radiações na Educação Básica. Revista Monografias Ambientais, 1(1), 78–95. https://doi.org/10.5902/223613082289

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>