EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Auteurs-es

  • Larissa Azambuja Alcântara Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Clara Araújo Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611704198

Mots-clés :

Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611704198

Atualmente, a Educação Ambiental vem assumindo uma crescente importância na sociedade. Por meio do desenvolvimento sustentável e a inserção de práticas educacionais voltadas para a conservação do meio ambiente busca-se uma melhor qualidade de vida para a sociedade, onde esta deve-se manter em equilíbrio com o ecossistema. Este trabalho justifica-se por expor conceitualmente a interação entre dois aspectos fundamentais para a sustentabilidade e equilíbrio do ecossistema, a Educação Ambiental aliada à Gestão Ambiental. A Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos escolares. Esta prática proporciona a mudança de valores e o aperfeiçoamento de habilidades, condições necessárias para obter um equilíbrio entre os cidadãos e o meio natural. Deste modo, a Educação Ambiental pode ser vista como uma prática sócio-educativa integrada, contínua e permanente, com o intuito de informar, sensibilizar e, comprometer a sociedade e os gestores públicos, sobre a importância de se conhecer e diminuir os problemas ambientais. Juntamente com a Educação Ambiental, os sistemas de Gestão Ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O aumento da consciência ecológica é visível em diferentes níveis e setores da sociedade. Com isso, a aplicação da Gestão Ambiental tem como objetivo criar técnicas, planejar, organizar e administrar atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, bem como realizar o cumprimento da legislação ambiental. Apresenta caráter multidisciplinar, pois, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados. Assim, tem-se a relação entre a Educação Ambiental e a Gestão Ambiental, pois, estas agindo paralelamente tornam-se instrumentos essenciais para manter o equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade. Não basta apenas contarmos com sistemas de gestão eficientes e, sim colocarmos a Educação Ambiental como ponto de partida, para posteriormente buscarmos técnicas e soluções em benefício do meio natural. Desta maneira, a Educação Ambiental atuando como um instrumento de Gestão Ambiental pode se tornar eficaz e eficiente, por meio da mudança de valores, conceitos e comportamentos. E, aliada a outros instrumentos econômicos de controle vem a contribuir para a construção de uma sociedade autosustentável, priorizando o equilíbrio do meio ambiente.

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Bibliographies de l'auteur-e

Larissa Azambuja Alcântara, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria

Maria Clara Araújo Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna do Mestrado em Engenharia Química

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Prof. Dr.

Références

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Publié-e

2012-01-23

Comment citer

Alcântara, L. A., Silva, M. C. A., & Nishijima, T. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 734–740. https://doi.org/10.5902/223611704198

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