Evaluation system waste management: a case study in a public school in the Seridó/RN region

Gerbeson Carlos Batista Dantas, Sâmea Valensca Alves Barros, Lanna Celly da Silva Nazário, Arthuro Munay Dantas da Silveira, Jacimara Villar Forbeloni, Patrícia Mendonça Pimentel

Abstract


Este trabalho tem como objetivo avaliar o atual sistema de gestão de resíduos empregado por uma escola pública do município de Parelhas / RN. Para realizar uma pesquisa, foi realizada uma entrevista com a gerência da escola, seguida pela observação das etapas de gerenciamento de resíduos para entender e quantificar uma gestão no período entre junho e dezembro de 2017. Uma técnica de pesquisa foi uma observação sistemática e a observação intensiva direta. Segundo uma observação, grande parte dos resíduos são orgânicos, seguidos por equipamentos secos, elétricos e eletrônicos, construção e demolição e outros resíduos. Quanto ao gerenciamento, uma embalagem de resíduos é feita em recipientes de plástico, protegidos por intempéries, com separação de resíduos.A sinalização dos contêineres era adequada, assim como os locais onde estavam dispostos. O principal destino final dos resíduos é o sistema de gestão pública, no entanto, foram observadas ações de tratamento, como uma composição de parte do lixo orgânico para manutenção da horta escolar, um armazenamento de resíduos na associação de catadores, uma reabilitação de peças e práticas de troca entre órgãos públicos. Por fim, verifique se o sistema de gerenciamento da escola está bem direcionado, embora pequenos ajustes sejam necessários.

Keywords


Dry Waste; Organic Waste; Electronic Waste; Construction and demolition Waste.

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