Evaluation system waste management: a case study in a public school in the Seridó/RN region

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117039180

Keywords:

Dry Waste, Organic Waste, Electronic Waste, Construction and demolition Waste.

Abstract

This work aims to evaluate the current waste management system employed by a public school in the municipality of Parelhas/RN. It was performed an interview with the school management, followed by observation of waste management steps to understand and quantify management in the period between June-December 2017. The research technique was a systematic and direct intensive observation. According to the inspection, much of the waste is organic, followed by dry, electrical and electronic equipment, construction and demolition, and others. As for management, the packaging of waste is done in plastic containers, partially protected from the weather, with separation of waste. The signage of the containers was adequate, as were the locations in which they were arranged. The leading final destination of the waste is the public management system, however, treatment actions were observed, such as the composting of part of the organic waste for the maintenance of the school garden, the destination of waste to the collector’s association, the reuse of components and the accomplishment of exchanges between public offices. Finally, it was found that the school management system is well-targeted, even if minor adjustments are required

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Author Biographies

Gerbeson Carlos Batista Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Graduado em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente éestrestrar o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atua nos seguintes temas: compostos de matriz cimentícia (argamassa e concreto); descrição e caracterização de nanomateriais; caracterização e tecnologia de solos; meio ambiente x saúde x segurança ocupacional.

Sâmea Valensca Alves Barros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil

Engenheira Civil formada pela Universidade Federal de Campina Grande, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA Campus Angicos).

Lanna Celly da Silva Nazário, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pelo Centro Universitário Internacional (2018). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Curso técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009). Foi docente da Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA), Campus Angicos, no curso de Engenharia Civil. Atualmente é pesquisadora bolsista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH / RN, desenvolvendo  pesquisas sobre recursos hídricos e segurança de barragens.

   

Arthuro Munay Dantas da Silveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: São Paulo do Potengi, RN, Brasil

Possui curso técnico em Edificações pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA) e também em Engenharia Civil pela citada UFERSA. Tem experiência na área de Construção Civil, Projetos Arquitetônicos e Instalações. Exerceu cargo de professor auxiliar na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é servidor público sem carga técnica em Edificações no IFRN-São Paulo do Potengi.

Jacimara Villar Forbeloni, Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Angicos, RN, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com bolsa de sanduíche pela CAPES na Universidade de Lisboa - ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, mestre em Sociologia pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2003) , possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora efetiva da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido, com dedicação exclusiva.Possui experiência na área de Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidária, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Terceiro Setor, Educação e Tecnologia.

Patrícia Mendonça Pimentel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Mossoro, RN, Brasil

Possui graduação em Química - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Química pela UFRN (1999), doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) com especialização em petróleo e gás pelo PRH-30 / ANP e pós-doutorado (2009-2011) na UFRN na área de desenvolvimento de catalisadores do tipo perovskita para produção de gás de síntese. Tem experiência na área de Química e materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração e caracterização de nanomateriais, pigmentos cerâmicos, tratamento de águas produzidas, adsorção e catálise. Atualmente é professora associada do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFERSA.

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Published

2020-01-21 — Updated on 2022-07-28

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How to Cite

Dantas, G. C. B., Barros, S. V. A., Nazário, L. C. da S., Silveira, A. M. D. da, Forbeloni, J. V., & Pimentel, P. M. (2022). Evaluation system waste management: a case study in a public school in the Seridó/RN region. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 24, e7. https://doi.org/10.5902/2236117039180 (Original work published January 21, 2020)

Issue

Section

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

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