Avaliação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em uma escola pública na região Seridó/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117039180

Palavras-chave:

Resíduos secos, Resíduos orgânicos, Resíduos eletrônicos, Resíduos de construção e demolção

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação do atual sistema de gerenciamento dos resíduos empregado por uma escola pública no município de Parelhas/RN. Para realização da pesquisa, foi realizada entrevista com a gestão escolar, seguida da observação das etapas de manejo dos resíduos para entendimento e quantificação do gerenciamento no período entre junho-dezembro de 2017. A técnica de pesquisa foi a observação sistemática e direta intensiva. De acordo com a observação, grande parcela dos resíduos são orgânicos, seguidos de secos, equipamentos elétricos e eletrônicos, construção e demolição e outros resíduos. Quanto ao gerenciamento, o acondicionamento dos resíduos é feito em recipientes plástico, parcialmente protegido das intempéries, com separação dos resíduos. A sinalização dos recipientes estava adequada, assim como os locais nos quais estavam dispostos. A principal destinação final dos resíduos é o sistema de gerenciamento público, entretanto foram observadas ações de tratamento, como a realização da compostagem de parte dos resíduos orgânicos para manutenção da horta escolar, destinação de resíduos à associação de catadores, reaproveitamento de peças e realização de permutas entre repartições públicas. Por fim, verificou-se que o sistema de gerenciamento da escola está bem direcionado, ainda que haja necessidade de pequenos ajustes.

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Biografia do Autor

Gerbeson Carlos Batista Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Graduado em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente éestrestrar o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atua nos seguintes temas: compostos de matriz cimentícia (argamassa e concreto); descrição e caracterização de nanomateriais; caracterização e tecnologia de solos; meio ambiente x saúde x segurança ocupacional.

Sâmea Valensca Alves Barros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil

Engenheira Civil formada pela Universidade Federal de Campina Grande, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA Campus Angicos).

Lanna Celly da Silva Nazário, Universidade Fedral do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pelo Centro Universitário Internacional (2018). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Curso técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009). Foi docente da Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA), Campus Angicos, no curso de Engenharia Civil. Atualmente é pesquisadora bolsista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH / RN, desenvolvendo  pesquisas sobre recursos hídricos e segurança de barragens.

   

Arthuro Munay Dantas da Silveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: São Paulo do Potengi, RN, Brasil

Possui curso técnico em Edificações pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA) e também em Engenharia Civil pela citada UFERSA. Tem experiência na área de Construção Civil, Projetos Arquitetônicos e Instalações. Exerceu cargo de professor auxiliar na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é servidor público sem carga técnica em Edificações no IFRN-São Paulo do Potengi.

Jacimara Villar Forbeloni, Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Angicos, RN, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com bolsa de sanduíche pela CAPES na Universidade de Lisboa - ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, mestre em Sociologia pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2003) , possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora efetiva da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido, com dedicação exclusiva.Possui experiência na área de Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidária, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Terceiro Setor, Educação e Tecnologia.

Patrícia Mendonça Pimentel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Mossoro, RN, Brasil

Possui graduação em Química - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Química pela UFRN (1999), doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) com especialização em petróleo e gás pelo PRH-30 / ANP e pós-doutorado (2009-2011) na UFRN na área de desenvolvimento de catalisadores do tipo perovskita para produção de gás de síntese. Tem experiência na área de Química e materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração e caracterização de nanomateriais, pigmentos cerâmicos, tratamento de águas produzidas, adsorção e catálise. Atualmente é professora associada do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFERSA.

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Publicado

2020-01-21 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Dantas, G. C. B., Barros, S. V. A., Nazário, L. C. da S., Silveira, A. M. D. da, Forbeloni, J. V., & Pimentel, P. M. (2022). Avaliação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em uma escola pública na região Seridó/RN. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 24, e7. https://doi.org/10.5902/2236117039180 (Original work published 21º de janeiro de 2020)

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

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