Archives







2011

Vol 3, No 3 (2011): II Congresso Ciencias, tecnologia e Culturas. Diálogo entre as disciplinas do conhecimento.

Entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro de 2010, ocorreu na cidade de Santiago do Chile o II  Congresso Ciencias, Tecnologia e Culturas. Diálogo entre as disciplinas do conhecimento. Mirando o futuro da América Latina e Caribe. Este congresso é uma iniciativa que anseia por três grandes objetivos. O primeiro é contribuir ao diálogo e intercâmbio entre as diversas disciplinas do conhecimento. O segundo é fomentar a discussão sobre a tarefa intelectual na America Latina no marco do Bicentenário. O terceiro é gerar um grande movimento de coordenação que seja composto por pessoas e instituições que produzem e difundem o conhecimento para desenvolver as forças produtivas intelectuais. Na página da Internacional do Conhecimento (www.internacionaldelconocimiento.org) constam informações sobre os simpósios e a expressão de uma rede de conhecimentos profissionais e intelectuais. Este esforço transcende partidos, sindicatos, instituições e disciplinas, e compromete-se com a qualidade de conhecimento e  honestidade intelectual, as quais são fundamentais para pensar o futuro da  America Latina e Caribe.

Durante a segunda edição do congresso foram realizados mais de 60 simpósios que contaram com a participação de mais de mil e seiscentas pessoas vindos de dezenas de países. No simpósio Educação Ambiental foram apresentadas diversas propostas de trabalhos, com relatos de experiências, práticas, reflexões e análises de cunho teórico-bibliográfico. Os presentes puderam analisar os diferentes olhares e concepções sobre a Educação Ambiental através das experiências da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de São Paulo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Universitária do Rio Grande, Universidade de Lisboa, Universidad Veracruzana, Universidad Nacional de Luján, Instituto de Investigación de Ciencias de la Educación - UBA.

Na oportunidade, Seguindo seu objetivo principal de divulgar trabalhos científicos em nível de graduação e pós-graduação (Latu e Stricto Sensu) inseridos nas linhas temáticas de Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, a Revista Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) disponibilizou seu espaço para divulgar e publicar importantes trabalhos apresentados no simpósio Educação Ambiental. Além de um amplo universo de temáticas, temos aqui a possibilidade de conhecer outros cenários de pesquisas, de regiões distintas, culturas diferenciadas, mas com uma preocupação em comum: pensar a Educação Ambiental entre as diferentes culturas e saberes.

O educador Paulo Freire almejava um espaço de encontro com pessoas movidas pelo sonho de um mundo mais justo e humano. Lutava para que os educadores de todas as áreas pudessem se reunir e contribuir para a construção de uma educação como prática libertadora, solidária e com consciência planetária. Esta consciência planetária supõe a tolerância, a equidade social, a igualdade de gêneros, a aceitação de biodiversidade e a promoção de uma cultura da vida a partir da dimensão ética. Neste sentido devem ser introduzidas ao debate acadêmico questões emergentes e necessárias para a pesquisa, de maneira que possamos desenvolver competências e habilidades que visem uma orientação para o conhecimento constante e permanente no centro das investigações ético-filosóficas e educacionais.

Por fim, agradeço a indicação da revista pelo professor Jorge Orlando Cuellar e principalmente  a  colaboração do professor Marcelo Barcellos da Rosa pela disposição em ajudar na organização desta edição. Esperamos que os artigos possam contribuir para a pesquisa e conhecimento de educandos e educadores convidados à leitura dos trabalhos, e a fazerem parte da rede internacional do conhecimento e a participarem do próximo congresso a ser realizado nos dias  7 a 10 de Janeiro de  2013 na Universidade de Santiago de Chile.

 

Atenciosamente,

 

                                                                                 Cláudia Battestin

                                                        Coordenadora do Simpósio Educação Ambiental



2013


1 - 32 of 32 Items