Archives - Page 2

  • REGET, V. 16, N. 16, NOV., 2013, SPECIAL EDITION: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE) – UNISINOS – RS

    O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), foi criado em 2006 e é constituído pela área de concentração Organização Industrial e Economia Internacional. Uma de suas linhas de pesquisa é Integração Econômica Internacional e seus pesquisadores têm investigado os efeitos teóricos e empíricos da integração econômica em relação ao comércio e às variáveis estudadas pela macroeconomia da economia aberta. No comércio, estão sendo analisados os impactos da integração econômica internacional, tanto de forma discriminatória (preferencial, via blocos econômicos) como não discriminatória (não preferencial, via OMC), especialmente sobre variáveis como fluxos de bens e serviços, bem estar e crescimento econômico. Em relação à macroeconomia da economia aberta, regimes cambiais, coordenação de políticas macroeconômicas e fluxos de capitais são examinados mais detalhadamente. Além disso, o corpo docente também têm desenvolvido pesquisas vinculadas à questão energética, que se apresenta como uma problemática atual na agenda de pesquisa dos economistas brasileiros.

    A presente edição da Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, voltada para a produção dessa linha de pesquisa, traz artigos que resultaram do esforço de investigação de seus professores e discentes nas seguintes temáticas:

    • Relações comerciais;

    • Ciclos econômicos;

    • Políticas macroeconômicas;

    • Questão energética.

  • REGET, V. 14, N. 14, SEPT., 2013, SPECIAL EDITION: CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE DO RS (CESNORS) – UFSM – CAMPUS DE PALMEIRA DAS MISSÕES E CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN – RS

    Para a presente edição da Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, foram selecionados trabalhos conduzidos por pesquisadores do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) os quais contribuem para fomentar essa discussão em dois eixos principais:

    - Educação ambiental e científica;

    - Gestão urbana e rural;

    Além de apresentar reflexões sobre a problemática ambiental, através de artigos originais, relatos de experiência ou revisão de literatura, essa coletânea de trabalhos tem o intuito de chamar a atenção da comunidade científica para grupos de pesquisa emergentes, atuando muitas vezes de modo interdisciplinar, os quais aceitaram o desafio do pioneirismo e estão realizando pesquisas na área ambiental em novas unidades universitárias.

    Grupos como estes têm se multiplicado em todo o país, e especial apoio e atenção deve ser dada aos mesmos para que persistam e prosperem na tarefa de consolidação de grupos de pesquisa fortes e pesquisa de qualidade em novas unidades universitárias, contribuindo para a real democratização do saber.

  • REGET, V. 11, N. 11, JUN.E, 2013, SPECIAL EDITION: PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS E ENGENHARIA FLORESTAL (UFSM) E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL (UFRGS) – RS

    A Edição Especial da Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Edição de junho de 2013 reúne um conjunto de artigos desenvolvidos pelos Grupos de Pesquisa em Agronegócio, Grupo de Pesquisa em Extensão Rural Aplicada e pelo Grupo de Estudos em Ciências Contábeis e do Grupo de Pesquisa em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE).

    As diversas temáticas abordadas em seus 26 artigos envolveram professores pesquisadores e seus orientandos em nível de graduação, mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural, Economia e Desenvolvimento, Tecnologia dos Alimentos e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • REGET, V. 9, N. 9, FEB., 2013, SPECIAL EDITION: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA AMBIENTAL – UFMT – CAMPUS DE CUIABÁ – MT

    A Edição Especial desta Revista Eletrônica On-line reúne um conjunto de estudos que buscam informações quanto à questão microclimática de sistemas urbano local e suas influências no meio ambiente.

    Em 12 artigos, envolvendo professores pesquisadores e seus orientandos em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica do Programa de Pós-graduação em Física Ambiental do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso relatam como as edificações e ambientes externos vêm respondendo as mudanças climáticas na cidade de Cuiabá / MT assim como avaliar suas necessidades de adequação ao clima local.

    Com a apresentação desses artigos fica possível mostrar ao meio científico e acadêmico a importância e os cuidados que devemos ter quando vamos projetar e construir em nossa cidade.

  • REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS

    Os artigos publicados na presente Edição Especial da Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) foram apresentados no II Congresso Internacional de Educação Ambiental que ocorreu no Polo da cidade de Panambi, RS, entre os dias 22 a 24 de Setembro de 2011.

    No âmbito da parceria com a Universidade Aberta de Brasil (UAB- Pólo Panambi), pretendeu-se com os projetos apresentados, gerar discussões multi e interdisciplinares, para que as Autoridades e a Sociedade tomem providências na solução dos problemas Ambientais.

    Neste sentido, o congresso, além de divulgar as pesquisas, apresentarou uma série de palestras para esclarecer, conscientizar e sensibilizar a comunidade dos problemas ambientais, com discussões e práticas sobre os problemas Ambientais, visando o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA DAS COMUNIDADES. 

    Portanto, o congresso teve como referência três principais linhas de pesquisa (determinadas pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental): Educação Sociedade e Cultura, as Práticas Educativas Ambientais e a Discussão dos Problemas Ambientais.

  • REGET, V. 3, N. 3, 2011, SPECIAL EDITION: II CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. – SANTIAGO – CHILE

    Entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro de 2010, ocorreu na cidade de Santiago do Chile o II  Congresso Ciencias, Tecnologia e Culturas. Diálogo entre as disciplinas do conhecimento. Mirando o futuro da América Latina e Caribe. Este congresso é uma iniciativa que anseia por três grandes objetivos. O primeiro é contribuir ao diálogo e intercâmbio entre as diversas disciplinas do conhecimento. O segundo é fomentar a discussão sobre a tarefa intelectual na America Latina no marco do Bicentenário. O terceiro é gerar um grande movimento de coordenação que seja composto por pessoas e instituições que produzem e difundem o conhecimento para desenvolver as forças produtivas intelectuais. Na página da Internacional do Conhecimento (www.internacionaldelconocimiento.org) constam informações sobre os simpósios e a expressão de uma rede de conhecimentos profissionais e intelectuais. Este esforço transcende partidos, sindicatos, instituições e disciplinas, e compromete-se com a qualidade de conhecimento e  honestidade intelectual, as quais são fundamentais para pensar o futuro da  America Latina e Caribe.

    Durante a segunda edição do congresso foram realizados mais de 60 simpósios que contaram com a participação de mais de mil e seiscentas pessoas vindos de dezenas de países. No simpósio Educação Ambiental foram apresentadas diversas propostas de trabalhos, com relatos de experiências, práticas, reflexões e análises de cunho teórico-bibliográfico. Os presentes puderam analisar os diferentes olhares e concepções sobre a Educação Ambiental através das experiências da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de São Paulo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Universitária do Rio Grande, Universidade de Lisboa, Universidad Veracruzana, Universidad Nacional de Luján, Instituto de Investigación de Ciencias de la Educación - UBA.

    Na oportunidade, Seguindo seu objetivo principal de divulgar trabalhos científicos em nível de graduação e pós-graduação (Latu e Stricto Sensu) inseridos nas linhas temáticas de Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, a Revista Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) disponibilizou seu espaço para divulgar e publicar importantes trabalhos apresentados no simpósio Educação AmbientalAlém de um amplo universo de temáticas, temos aqui a possibilidade de conhecer outros cenários de pesquisas, de regiões distintas, culturas diferenciadas, mas com uma preocupação em comum: pensar a Educação Ambiental entre as diferentes culturas e saberes.

    O educador Paulo Freire almejava um espaço de encontro com pessoas movidas pelo sonho de um mundo mais justo e humano. Lutava para que os educadores de todas as áreas pudessem se reunir e contribuir para a construção de uma educação como prática libertadora, solidária e com consciência planetária. Esta consciência planetária supõe a tolerância, a equidade social, a igualdade de gêneros, a aceitação de biodiversidade e a promoção de uma cultura da vida a partir da dimensão ética. Neste sentido devem ser introduzidas ao debate acadêmico questões emergentes e necessárias para a pesquisa, de maneira que possamos desenvolver competências e habilidades que visem uma orientação para o conhecimento constante e permanente no centro das investigações ético-filosóficas e educacionais.

    Por fim, agradeço a indicação da revista pelo professor Jorge Orlando Cuellar e principalmente  a  colaboração do professor Marcelo Barcellos da Rosa pela disposição em ajudar na organização desta edição. Esperamos que os artigos possam contribuir para a pesquisa e conhecimento de educandos e educadores convidados à leitura dos trabalhos, e a fazerem parte da rede internacional do conhecimento e a participarem do próximo congresso a ser realizado nos dias  7 a 10 de Janeiro de  2013 na Universidade de Santiago de Chile.

     

    Atenciosamente,

     

                                                                                     Cláudia Battestin

                                                            Coordenadora do Simpósio Educação Ambiental

26-43 of 43