EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611704198Parole chiave:
Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611704198
Atualmente, a Educação Ambiental vem assumindo uma crescente importância na sociedade. Por meio do desenvolvimento sustentável e a inserção de práticas educacionais voltadas para a conservação do meio ambiente busca-se uma melhor qualidade de vida para a sociedade, onde esta deve-se manter em equilíbrio com o ecossistema. Este trabalho justifica-se por expor conceitualmente a interação entre dois aspectos fundamentais para a sustentabilidade e equilíbrio do ecossistema, a Educação Ambiental aliada à Gestão Ambiental. A Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos escolares. Esta prática proporciona a mudança de valores e o aperfeiçoamento de habilidades, condições necessárias para obter um equilíbrio entre os cidadãos e o meio natural. Deste modo, a Educação Ambiental pode ser vista como uma prática sócio-educativa integrada, contínua e permanente, com o intuito de informar, sensibilizar e, comprometer a sociedade e os gestores públicos, sobre a importância de se conhecer e diminuir os problemas ambientais. Juntamente com a Educação Ambiental, os sistemas de Gestão Ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O aumento da consciência ecológica é visível em diferentes níveis e setores da sociedade. Com isso, a aplicação da Gestão Ambiental tem como objetivo criar técnicas, planejar, organizar e administrar atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, bem como realizar o cumprimento da legislação ambiental. Apresenta caráter multidisciplinar, pois, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados. Assim, tem-se a relação entre a Educação Ambiental e a Gestão Ambiental, pois, estas agindo paralelamente tornam-se instrumentos essenciais para manter o equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade. Não basta apenas contarmos com sistemas de gestão eficientes e, sim colocarmos a Educação Ambiental como ponto de partida, para posteriormente buscarmos técnicas e soluções em benefício do meio natural. Desta maneira, a Educação Ambiental atuando como um instrumento de Gestão Ambiental pode se tornar eficaz e eficiente, por meio da mudança de valores, conceitos e comportamentos. E, aliada a outros instrumentos econômicos de controle vem a contribuir para a construção de uma sociedade autosustentável, priorizando o equilíbrio do meio ambiente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, L.T. Instrumentos de Política Ambiental: debate internacional e questões para o Brasil. Campinas, Unicamp.IE, 1994.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2004.
COSNTITUIÇÃO FEDERAL Capítulo VI - DO MEIO AMBIENTE (ART. 225). Disponível em:<http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/constfed.nsf/16adba33b2e5149e032568f60071600f/62e3ee4d23ca92ca0325656200708ddeOpenDocument> Acesso em: 21 jul de 2011.
CORAZZA, ROSANA I. Gestão Ambiental e mudanças da estrutura organizacional. RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, juldez/2003. Editora: Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
DIAS, REINALDO. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.
JACOBI, PEDRO. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/2003.
Kist, ANNA C.F. “A água numa perspectiva crítica da Educação ambiental”: uma análise a partir da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo meio ambiente. Monografia de Especialização em Educação Ambiental, Santa Maria. 2009.
LEI 9.795/99. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 22 jul de 2011.
MOURA, Luiz A. R. de. O que é ISO 14000. Disponível em:
<http://www.gestaoambiental.com.br/articles.php?id=10&page=1> Acesso em: 24 jul de 2011.
PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (orgs.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 199
RIBEIRO, LORE MARGARETE M. Educação Ambiental: uma análise como instrumento de gestão ambiental. E-Revista Facitec, v.1 n.1, Art.2, março. 2007.
SILVA, et al. Educação como Instrumento de Gestão Ambiental numa perspectiva transdisciplinar. São Paulo, s.d.
ZITZKE, V. A. Educação Ambiental e Ecodesenvolvimento. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 9, 2002. Disponível em:<http://www.fisica.furg.br/mea/remea/vol9/a13art16.pdf. Acesso em: 22 jul de 2011.