Problematizando o livro didático: uma análise da obra “Fundamentos de Filosofia” de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065763701

Parole chiave:

Ensino, Filosofia, Livro didático.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo analisar o livro didático “Fundamentos de Filosofia” de autoria de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, com um olhar mais específico sobre o uso das imagens na constituição da obra. A pesquisa justifica-se, dentre outros motivos, pela necessidade de ampliação dos estudos acerca do livro didático de Filosofia enquanto ferramenta capaz de aproximar os jovens do Ensino Médio da disciplina durante o processo formativo. Para tanto, utilizou-se da metodologia da pesquisa documental, no que diz respeito à busca de informações acerca dos autores, e bibliográfica, de forma a conduzir a análise acerca da obra e do referencial teórico pertinente ao tema. Como resultado, apresentamos uma contribuição para o quadro geral da produção acadêmica na área de Ensino de Filosofia, colaborando para alçar um maior espaço para os estudos que tomam as ferramentas pedagógicas, como o livro didático, enquanto objeto de análise.

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Biografia autore

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal do Maranhão, Presidente Dutra, MA

Professor doutor no Instituto Federal do Maranhão, Presidente Dutra, MA, Brasil.

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Pubblicato

2021-05-25

Come citare

Silveira, T. C. (2021). Problematizando o livro didático: uma análise da obra “Fundamentos de Filosofia” de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e2 / 1–14. https://doi.org/10.5902/2448065763701

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Artigos – Demanda contínua

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