Um devir menor no currículo de Filosofia

Autori

  • Francis Mary Soares Correia da Rosa Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia http://orcid.org/0000-0003-0692-8275
  • Lorena de Oliveira Asevedo Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065730493

Parole chiave:

Currículo Menor, Ensino, Filosofia

Abstract

A proposta desse artigo é discutir as possibilidades e experimentações do ensino de filosofia na educação básica, centrando-se no currículo proposto para o ensino oficial, a partir das noções de currículo menor e educação menor tematizadas por Silvio Gallo por meio da obra dos filósofos franceses G. Deleuze e F. Guattari. Busca-se por meio da revisão da literatura a respeito, considerações e diálogos possíveis ao ensino de filosofia como experiência cultural e pluriversal. Espera-se com tal discussão experenciar o conceito de currículo menor como uma aposta ética e filosofia para um ensino de filosofia condizente com um cenário de mudanças.

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Biografie autore

Francis Mary Soares Correia da Rosa, Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia

Doutoranda na Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia

Lorena de Oliveira Asevedo, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

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Pubblicato

2018-08-17

Come citare

Rosa, F. M. S. C. da, & Asevedo, L. de O. (2018). Um devir menor no currículo de Filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(1), 70–82. https://doi.org/10.5902/2448065730493

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua