Um devir menor no currículo de Filosofia

Autores

  • Francis Mary Soares Correia da Rosa Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia http://orcid.org/0000-0003-0692-8275
  • Lorena de Oliveira Asevedo Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065730493

Palavras-chave:

Currículo Menor, Ensino, Filosofia

Resumo

A proposta desse artigo é discutir as possibilidades e experimentações do ensino de filosofia na educação básica, centrando-se no currículo proposto para o ensino oficial, a partir das noções de currículo menor e educação menor tematizadas por Silvio Gallo por meio da obra dos filósofos franceses G. Deleuze e F. Guattari. Busca-se por meio da revisão da literatura a respeito, considerações e diálogos possíveis ao ensino de filosofia como experiência cultural e pluriversal. Espera-se com tal discussão experenciar o conceito de currículo menor como uma aposta ética e filosofia para um ensino de filosofia condizente com um cenário de mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francis Mary Soares Correia da Rosa, Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia

Doutoranda na Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia

Lorena de Oliveira Asevedo, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

Referências

ALVES, D. J. A. Filosofia no Ensino Médio – ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2002.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2006.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

______. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

______. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

_____. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006, vol. 3.

BRASIL. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 18 fev. 2017.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELEUZE, Giles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

________. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.

__________. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. V. 4. Tradução Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.

_________. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2000.

FAGUNDES, N. C.; FRÓES BURNHAM, T. Transdisciplinaridade, multirreferencialidade e currículo. FACED, Salvador: Faculdade de Educação da UFBA, N. 5, 2001, p. 39-55.

GALLO, Sílvio. Deleuze & Educação. Belo Horizonte. Autêntica, 2013.

_________. Em torno de uma Educação Menor. Revista Educação e Realidade. 2002, p. 169-178.

_________. Metodologia do ensino de filosofia – Uma didática para o ensino médio. Campinas – SP: Papirus, 2012.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Indagações sobre o Currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura. Organização do documento – Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2008.

NOGUERA, Renato. Introdução à Filosofia a partir da história e culturas dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Revista Interinstitucional, 2016.

_________. O ensino de filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

ROSA, Francis Mary Soares Correia da. A literatura menor em Deleuze e Guattari: por uma educação menor. Educação (UFSM), v. 41, n. 3, p. 685-696, 2016.

ROSA, Francis Mary Soares Correia da. Tekoá - Por um devir-onça na literatura indígena. 1. ed. Düsseldorf: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1.

SILVA, Tomás Tadeu da. Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

_________. Documentos de Identidade – Uma introdução às teorias do currículo. Autêntica: Belo Horizonte, 2015.

_________. O Currículo como Fetiche – a poética e a política do texto curricular. Autêntica: Belo Horizonte, 2010.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. As práticas de uma língua menor: reflexões sobre um tema de Deleuze e Guattari. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 5, n. 2, p. 59-70, 2001.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Cidade: Ifch-unicamp, 2004.

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Rosa, F. M. S. C. da, & Asevedo, L. de O. (2018). Um devir menor no currículo de Filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(1), 70–82. https://doi.org/10.5902/2448065730493

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua