Filosofia no Ensino Médio: um olhar sobre as práticas reformistas na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065739281

Palavras-chave:

Ensino médio, Reforma educacional, Filosofia.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade discutir o ensino filosófico brasileiro a partir da reforma do ensino médio. Nesse contexto, analisou-se as leis 11.684/2008 e 9.394/96 e as práticas escolares da disciplina de Filosofia, em Caracaraí-RR, assim como suas mudanças no âmbito histórico e educacional. Destacamos ainda partes do processo que a disciplina sofreu ao longo de sua trajetória, sendo esta influenciada pelas ideologias governamentais de cada época, bem como o próprio processo de exclusão e reinserção nas bases curriculares das escolas brasileiras. O método utilizado foi o bibliográfico e os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas. Acredita-se que este trabalho possa fornecer valiosos subsídios para o estudo do ensino de Filosofia no ensino médio, bem como possibilitar a construção de novos pensamentos que permitam ser repensados constantemente durante à construção de um currículo que se aproxime cada vez mais do sentido reflexivo do ato de filosofar. 

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Biografia do Autor

Luana Soares da Silva, Escola Municipal Manoel Pereira da Costa, Caracaraí, RR

Professora na Escola Municipal Manoel Pereira da Costa, Caracaraí, RR, Brasil.

Nágila dos Santos Situba, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-06-23

Como Citar

Silva, L. S. da, & Situba, N. dos S. (2021). Filosofia no Ensino Médio: um olhar sobre as práticas reformistas na educação brasileira. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e3 / 1–12. https://doi.org/10.5902/2448065739281

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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