Aula de Filosofia e processos de subjetivação por meio de narrativas: a figura do professor e a produção do documentário ‘O Homem das Mil Vozes’

Autores/as

  • Simone Matos Alauk Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Carolina da Silva Ferrarezi Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Eliana Chaves Freitas Barbosa Graduada em Filosofia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Angela Zamora Guimaraes Cilento Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065732966

Palabras clave:

Educação, Experiência, Filosofia, Walter Benjamin

Resumen

Este artigo tem por objetivo demonstrar os processos de subjetivação em jovens e adolescentes quando da atuação conjunta da filosofia com a sensibilização estética. Estes processos devem constituir boa parte da formação docente. Para tanto, cabe investigar como se dão tais processos e de que maneira o professor pode conduzi-los, ainda que no espaço restrito da matriz curricular. Com a finalidade de demonstrarmos a relevância da filosofia para os processos de subjetivação, realizamos um documentário na E.E Jácomo Stávale, escola da rede pública, sediada na zona norte da cidade São Paulo. Quando esses jovens vivenciam um ensino de qualidade, com práticas docentes que possibilitam uma experiência de sensibilidade estética, estes fatos potencializam uma conexão com o aprendizado, se livrando das determinações vigentes e alcançando uma autonomia do pensamento. O documentário, resultado da práxis docente, não deixa de ser uma produção estética que permite avaliar à luz das análises discursivas os processos de subjetivação em questão. Neste artigo vamos abordar a importância de um bom professor de filosofia, a experiência do PIBID/FILOSOFIA/CAPES na E.E Jácomo Stávale, a produção do documentário e nossas perspectivas com relação à educação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Matos Alauk, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

Carolina da Silva Ferrarezi, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

Eliana Chaves Freitas Barbosa, Graduada em Filosofia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

Angela Zamora Guimaraes Cilento, Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Citas

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. Obras escolhidas I.

BUENO, Marcelo et alii. A Imprescindibilidade de um bom professor-supervisor no PIBID para que Ensino, Pesquisa e Extensão sejam objetivados in Cadernos de Formação Docente. São Paulo, Ed.

LiberArs, 2018.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do Aprender. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf>. Acesso

em: abr/2018.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10 ed. 3 º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SIMAY, P. Capitales de la modernité: Walter Benjamin et la ville. Paris; Tel-Aviv: Editions de l’éclat, 2005.

SIQUEIRA, João Hilton. Organização textual da narrativa. 1 ed. São Paulo: Selinunte, 1992.

TRAVAGLIA, L. C. (1991). Um estudo textual-discursivo do verbo no português. Campinas, Tese de Doutorado / IEL / UNICAMP, 1991.

VÍDEO: O Homem das Mil Vozes. Disponível em: <https://vimeo.com/234510284>. Acesso em: 21 de abril de 2018.

Publicado

2019-02-20

Cómo citar

Alauk, S. M., Ferrarezi, C. da S., Barbosa, E. C. F., & Cilento, A. Z. G. (2019). Aula de Filosofia e processos de subjetivação por meio de narrativas: a figura do professor e a produção do documentário ‘O Homem das Mil Vozes’. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065732966

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua