Filosofia, Pedagogia e Teatro – relatos e experimentos em territórios da educação

Autores

  • Diego José da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo
  • Angela Zamora Guimarães Cilento Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720915

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Filosofia, PIBID, Teatro

Resumo

Nosso relato de experiência partiu da curiosidade de entendermos as questões "como ensinar?" e "o que pode ser ensinado em filosofia”? Após algumas experiências e estudos sistemáticos assumimos posições teóricas acerca da perspectiva educacional, bem como sua avaliação. Tais experiências estão indissoluvelmente relacionadas ao PIBID: uma nova visão sobre o ensinar que se atualiza a todo instante. Isso nos permitiu tratar de noções cognitivas, emocionais e físicas que interferiram diretamente no corpo do sujeito/aluno, provocando gradualmente mudança qualitativa nos corpos e no ambiente da sala de aula com a prática teatral. Objetivamos aqui apresentar e reforçar a importância dessa prática na sala de aula, pois percebemos que todo esse movimento nos ofereceu perspectivas excitantes: além do ensino rigoroso dos conceitos, contemplou-se a plasticidade no ensino de filosofia; mais do que a apreensão cognitiva e conceitual, o aluno descobriu em si mesmo potencialidades até então latentes.

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Biografia do Autor

Diego José da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Licenciado em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Angela Zamora Guimarães Cilento, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, D. J. da, & Cilento, A. Z. G. (2016). Filosofia, Pedagogia e Teatro – relatos e experimentos em territórios da educação. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(2). https://doi.org/10.5902/2448065720915

Edição

Seção

Relato de Experiência