Sobre a tradução de O Curso Filosófico, de Jean François Lyotard
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065735412Palavras-chave:
Leitura, Texto filosóficoResumo
Apresentamos uma versão em português do artigo Le Cours Philosophique, de Jean François Lyotard, publicado no livro Le Greve de philosophes que é uma coletânea de comunicações e debates do evento “Encontro Escola e Filosofia” que ocorreu em 20 e 21 de outubro de 1984 na Universidade de Paris X – Nanterre.
Downloads
Referências
BRASIL, MEC. Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3 - Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p.
CAHEN, Didier. Derrida and the question of education: a nex space for philosophy. In: Biesta, GJJ e Egea-Kuehne, D. Derrida & Education. Routledge, London and New York, 2001.
CEPPAS, Filipe. Antinomias no ensino de filosofia. In: Walter Kohan. (Org.). Ensino de Filosofia, perspectivas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2002, v. 1, p. 87-96.
FABRINI, Ricardo. Ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, São Paulo, 28(1): 7-27, 2005.
FAVARETTO, C. F.. Sobre o ensino de filosofia. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 97-102, jan.jun./1993.
JOHANSON, Izilda. Filosofia, filosófo e professor de filosofia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 55-62, jan./jun. 2013.
LYOTARD, J. F. O pós-moderno explicado às crianças: correspondência 1982-1985. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.
MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 79-99, jul./dez. 2008.
ORCHARD, Vivienne. Jacques Derrida and the Instituition of French Philosophy. Legenda, Modern Humanities Research Association, New York, 2011.