O Conceito de Espanto (Thauma): Estudo filosófico e estratégia metodológicaaplicada no PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065786768

Palavras-chave:

Espanto, Ensino de filosofia, Problematização;Conceituação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar um estudo filosófico a partir da experiência em sala de aula sobre o conceito de espanto (thauma), considerando as perspectivas de Aristóteles e de Schopenhauer. Essa atividade foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Filosofia, da Universidade Estadual de Londrina, no Primeiro Semestre de 2023. O principal propósito das aulas foi compreender o conceito de espanto na filosofia de Aristóteles e a peculiar utilização que Schopenhauer faz desse conceito. Para atingir esse objetivo, adotou-se a metodologia de Silvio Gallo, que consiste na divisão da aula em quatro etapas, quais sejam: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Ao longo do texto, serão expostos tanto o passo a passo quanto os resultados da implementação em sala de aula das etapas da metodologia de Gallo. Além de obras de Aristóteles e de Schopenhauer, foram utilizados trechos deA morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói, e A Metamorfose, de Franz Kafka,com o intuito de despertar o interesse dos alunos, incentivá-los a refletir sobre o espanto, expressar suas opiniões e dúvidas, explorar e sintetizar o que foi aprendido de maneira clara e objetiva. Os resultados obtidos foram satisfatórios, com os alunos demonstrando maior entendimento sobre o tema e maior capacidade de argumentação.

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Biografia do Autor

Camila Gomes Weber, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Direito pela Universidade Norte do Paraná (2016) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2023). Atualmente, é graduanda em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina.

Doralice Sabino Marques, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Letras / Português - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2009) com Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação - USP (2009). Atualmente cursa Filosofia (Licenciatura) - UEL - Universidade Estadual de Londrina.

Bruno Moretto, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente cursa Filosofia (Licenciatura) - UEL - Universidade Estadual de Londrina.

Galileu Bernardes Malta, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Londrina, com habilitações de Licenciatura em Química e Química Tecnológica pela mesma instituição. Atualmente é graduando em Filosofia (Licenciatura) pela UEL - Universidade Estadual de Londrina.

Referências

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

Weber, C. G., Marques, D. S., Moretto, B., & Malta, G. B. (2024). O Conceito de Espanto (Thauma): Estudo filosófico e estratégia metodológicaaplicada no PIBID. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e10/1–24. https://doi.org/10.5902/2448065786768