A fotografia como observação no estágio supervisionado em filosofia

André Luis La Salvia, Lilian Alvez Ortiz, Cibele de Cássia Nogueira Gennari, Marcio Tokuiti Nomura, Alexandre Henrique Luppe de Matos, Gabriel Valim Alcoba Ruiz, Janice Caovila

Resumo


Dentro da perspectiva do estágio docente enquanto campo de pesquisa, o presente artigo pretende refletir sobre as condições em que se deram a proposta, a pesquisa e a realização de um estágio de observação na licenciatura em filosofia. A partir de uma discussão sobre as imagens clichês do ambiente escolar, optou-se por problematizar a observação estimulando a produção de fotografias que escapassem do senso comum e captassem as singularidades da escola observada.


Palavras-chave


Estágio; Licenciatura; Imagem; Observação; Filosofia

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. Estágio supervisionado interdisciplinar, 11 v. Natal, RN: SEDIS, 2008.

COUTINHO, Eduardo; Documentário: Boca de lixo, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=oZcTlC757mM.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, O que é a filosofia?, Rio de Janeiro: Editora 34, 2009;

_____________. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo, Brasiliense, 2005.

_____________. Conversações. São Paulo, Editora 34, 1992.

HEUSER, Ester Maria Dreher. Muros do estágio e da formação de professores de filosofia. SABERES, Natal – RN, v. 2, n.5, ago. 2010.

OHATA, M.(Org.). Eduardo Coutinho. a o Paulo: Cosac Naify: SESC, 2014,

OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: Desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID, Revista Eletrônica Inter-Legere, Número 13, julho a dezembro de 2013.

PIMENTA, Selma Garrido e Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2011.

RIBETTO, Anelice;FILÉ, Valter. Uma experiência sobre produção imagética e alteridade. Revista educação em foco, Ano 17 - n. 23 - julho 2014 - p. 225-247.

TIBAU, Anderson. A prática de ensino numa perspectiva da imagens. Comunicação no encontro da Afirse, Natal, 2001.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065727077

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________