A fotografia como observação no estágio supervisionado em filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065727077Palavras-chave:
Estágio, Licenciatura, Imagem, Observação, FilosofiaResumo
Dentro da perspectiva do estágio docente enquanto campo de pesquisa, o presente artigo pretende refletir sobre as condições em que se deram a proposta, a pesquisa e a realização de um estágio de observação na licenciatura em filosofia. A partir de uma discussão sobre as imagens clichês do ambiente escolar, optou-se por problematizar a observação estimulando a produção de fotografias que escapassem do senso comum e captassem as singularidades da escola observada.
Downloads
Referências
BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. Estágio supervisionado interdisciplinar, 11 v. Natal, RN: SEDIS, 2008.
COUTINHO, Eduardo; Documentário: Boca de lixo, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=oZcTlC757mM.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, O que é a filosofia?, Rio de Janeiro: Editora 34, 2009;
_____________. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo, Brasiliense, 2005.
_____________. Conversações. São Paulo, Editora 34, 1992.
HEUSER, Ester Maria Dreher. Muros do estágio e da formação de professores de filosofia. SABERES, Natal – RN, v. 2, n.5, ago. 2010.
OHATA, M.(Org.). Eduardo Coutinho. a o Paulo: Cosac Naify: SESC, 2014,
OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: Desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID, Revista Eletrônica Inter-Legere, Número 13, julho a dezembro de 2013.
PIMENTA, Selma Garrido e Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2011.
RIBETTO, Anelice;FILÉ, Valter. Uma experiência sobre produção imagética e alteridade. Revista educação em foco, Ano 17 - n. 23 - julho 2014 - p. 225-247.
TIBAU, Anderson. A prática de ensino numa perspectiva da imagens. Comunicação no encontro da Afirse, Natal, 2001.