Por amor à filosofia... e ao mundo que se abre com ela
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065720906Palavras-chave:
Filosofia, Experiência, Pensamento, EducaçãoResumo
Trata-se de uma reflexão sobre as potencialidades manifestas pelo Projeto “Em Caxias a filosofia en-caixa?” - idealizado e dirigido pelo Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (PROPEd-UERJ) - a partir dos encontros promovidos com duas escolas públicas do Município de Duque de Caxias, RJ, destacadamente com discentes da EJA da Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha; visando suscitar experiências filosóficas de pensamento, minimamente diretivas, orientadas a convidar o outro (com Heráclito), a elaborar entendimentos próprios sobre si, o mundo e a vida compartilhando-os e discutindo-os com um coletivo. Evidencia também o sentido da aposta política inerente à concepção do projeto e ao modo de condução da dinâmica de trabalho empregada para reger os encontros, demonstrando seu valor diferencial e, sob certa perspectiva, educativo.Downloads
Referências
BARDET, Marie. A dança da filosofia. Um encontro entre dança e filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2015
DERRIDA, J. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da Hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003.
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Poema de sete faces. In: Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
KOHAN, W.; OLARIETA, B. (orgs.) A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
ORTEGA, Francisco. Genealogias da amizade. São Paulo: Iluminuras, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.