LETRAMENTO ACADÊMICO EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: ENTRE UMA PERSPECTIVA TEXTUAL E UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA NO TRABALHO COM O GÊNERO RESUMO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148548432Palavras-chave:
Português como língua adicional, Letramento acadêmico, Gêneros, Resumo acadêmico.Resumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar representações de estudantes universitários estrangeiros a respeito do gênero resumo acadêmico. Essa investigação se apoia em questões pertinentes à escrita acadêmica baseada em gêneros (STREET, 2009), devendo essa ser entendida como prática social, e aos estudos do letramento acadêmico em língua adicional. Para isso, opto por analisar um recorte de uma Unidade Didática, desenvolvida por mim, assim como diários de bordo escritos, produzido pelos estudantes. Os resultados indicam que a Unidade Didática desenvolvida, a minha condução das aulas e/ou o fazer dos estudantes, tendem para um trabalho com os gêneros sob uma perspectiva textual.Downloads
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