As dimensões ensináveis do gênero textual “a comunicação oral em eventos científicos”
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148542386Palavras-chave:
Gênero textual oral, Modelo didático, Letramento acadêmicoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as dimensões ensináveis do gênero “a comunicação oral em eventos científicos”, de modo a possibilitar aos professores de nível superior desenvolverem diferentes atividades, ou até mesmo sequências didáticas para ensinar os alunos a produzirem esse gênero de texto. Baseamo-nos no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008, 2013) e na complementação do quadro, por nós realizada, tanto para as questões do texto falado e os marcadores conversacionais, quanto para os aspectos não-verbais para realizar nossas análises e nos apoiamos no modelo didático do gênero exposição oral, elaborado por Schneuwly e Dolz (2004). A caracterização e a modelização didática desse gênero acadêmico oral e multimodal, baseado no quadro teórico metodológico do ISD, permite estabelecer uma matriz das dimensões regulares do gênero que merecem ser abordadas na formação universitária.
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