Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-08-04. Leia a versão mais recente.

AS DIMENSÕES ENSINÁVEIS DO GÊNERO TEXTUAL “A COMUNICAÇÃO ORAL EM EVENTOS CIENTÍFICOS”

Autores

  • JULIANA BACAN ZANI Universidade São Francisco
  • Luzia Bueno Universidade São Francisco
  • Joaquim Dolz Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148542386

Palavras-chave:

gênero textual oral. modelo didático. letramento acadêmico.

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as dimensões ensináveis do gênero “a comunicação oral em eventos científicos”, de modo a possibilitar aos professores de nível superior desenvolverem diferentes atividades, ou até mesmo sequências didáticas para ensinar os alunos a produzirem esse gênero de texto. Baseamo-nos no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008, 2013) e na complementação do quadro, por nós realizada, tanto para as questões do texto falado e os marcadores conversacionais, quanto para os aspectos não-verbais para realizar nossas análises e nos apoiamos no modelo didático do gênero exposição oral, elaborado por Schneuwly e Dolz (2004). A caracterização e a modelização didática desse gênero acadêmico oral e multimodal, baseado no quadro teórico metodológico do ISD, permite estabelecer uma matriz das dimensões regulares do gênero que merecem ser abordadas na formação universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JULIANA BACAN ZANI, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco - Itatiba - SP.

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Professora Dr.ª do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela Universidade São Francisco – Itatiba-SP

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra

Professor catedrático e pesquisador em Didática de Línguas e formação de professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra – Suíça.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Versões

Como Citar

ZANI, J. B., Bueno, L., & Dolz, J. (2020). AS DIMENSÕES ENSINÁVEIS DO GÊNERO TEXTUAL “A COMUNICAÇÃO ORAL EM EVENTOS CIENTÍFICOS”. Letras, 349–370. https://doi.org/10.5902/2176148542386