AS DIMENSÕES ENSINÁVEIS DO GÊNERO TEXTUAL “A COMUNICAÇÃO ORAL EM EVENTOS CIENTÍFICOS”
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148542386Mots-clés :
gênero textual oral. modelo didático. letramento acadêmico.Résumé
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as dimensões ensináveis do gênero “a comunicação oral em eventos científicos”, de modo a possibilitar aos professores de nível superior desenvolverem diferentes atividades, ou até mesmo sequências didáticas para ensinar os alunos a produzirem esse gênero de texto. Baseamo-nos no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008, 2013) e na complementação do quadro, por nós realizada, tanto para as questões do texto falado e os marcadores conversacionais, quanto para os aspectos não-verbais para realizar nossas análises e nos apoiamos no modelo didático do gênero exposição oral, elaborado por Schneuwly e Dolz (2004). A caracterização e a modelização didática desse gênero acadêmico oral e multimodal, baseado no quadro teórico metodológico do ISD, permite estabelecer uma matriz das dimensões regulares do gênero que merecem ser abordadas na formação universitária.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-07-28 (2)
- 2020-08-04 (1)