As dimensões ensináveis do gênero textual “a comunicação oral em eventos científicos”

Autor/innen

  • JULIANA BACAN ZANI Universidade São Francisco
  • Luzia Bueno Universidade São Francisco
  • Joaquim Dolz Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148542386

Schlagworte:

Gênero textual oral, Modelo didático, Letramento acadêmico

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar as dimensões ensináveis do gênero “a comunicação oral em eventos científicos”, de modo a possibilitar aos professores de nível superior desenvolverem diferentes atividades, ou até mesmo sequências didáticas para ensinar os alunos a produzirem esse gênero de texto. Baseamo-nos no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008, 2013) e na complementação do quadro, por nós realizada, tanto para as questões do texto falado e os marcadores conversacionais, quanto para os aspectos não-verbais para realizar nossas análises e nos apoiamos no modelo didático do gênero exposição oral, elaborado por Schneuwly e Dolz (2004). A caracterização e a modelização didática desse gênero acadêmico oral e multimodal, baseado no quadro teórico metodológico do ISD, permite estabelecer uma matriz das dimensões regulares do gênero que merecem ser abordadas na formação universitária.

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Autor/innen-Biografien

JULIANA BACAN ZANI, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco - Itatiba - SP.

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Professora Dr.ª do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela Universidade São Francisco – Itatiba-SP

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra

Professor catedrático e pesquisador em Didática de Línguas e formação de professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra – Suíça.

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Veröffentlicht

2020-08-04 — aktualisiert am 2022-07-28

Versionen

Zitationsvorschlag

ZANI, J. B., Bueno, L., & Dolz, J. (2022). As dimensões ensináveis do gênero textual “a comunicação oral em eventos científicos”. Letras, 349–370. https://doi.org/10.5902/2176148542386 (Original work published 4. August 2020)